sábado, 25 de julho de 2020

MOTELx 2020: De 7 a 14 de Setembro em Lisboa

O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa ao Cinema São Jorge entre 7 e 14 de Setembro, após três dias de eventos Warm-Up ao ar livre.

Uma retrospectiva sobre racismo e cinema de terror, Pedro Costa e o muitos filmes realizados por mulheres são alguns dos destaques da programação da 14.ª edição. De acordo com as recomendações da DGS, o MOTELx terá este ano sessões mais espaçadas e de lotação reduzida, e dois dias extra para que se desfrute do festival com conforto e segurança.


Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror é o nome da retrospectiva que apresenta sete filmes precursores do movimento Black Lives Matter: The Intruder (Roger Corman, 1962), Ganja & Hess (Bill Gunn, 1973), White Dog (Samuel Fuller, 1982), The People Under the Stairs (Wes Craven, 1991), Candyman (Bernard Rose, 1992), Tales from the Hood (Rusty Cundieff, 1995) e Get Out (Jordan Peele, 2017).

A secção Quarto Perdido intitula-se este ano Pedro Costa – Filmar as Trevas e terá o cineasta como convidado. Serão exibidos Ne Change Rien (2009) e Cavalo Dinheiro (2014) e Pedro Costa falará sobre a sua afinidade com o universo do terror e do fantástico.

Na secção Serviço de Quarto, haverá muito cinema de terror no feminino: Saint Maud, de Rose GlassRelic, de Natalie Erika James; The Trouble with Being Born, de Sandra Wollner, são alguns dos destaques.

Já o cinema de Takashi Miike estará de regresso ao MOTELx nesta secção, com First Love. Na secção Doc Terror, o primeiro título anunciado é Scream, Queen! My Nightmare on Elm Street, um documentário sobre Mark Patton e o seu papel enquanto primeiro Scream Queen masculino em A Nightmare on Elm Street 2: Freddy’s Revenge, hoje um clássico do cinema LGBT.

Nesta edição, o MOTELx apresenta pela primeira vez um programa de Curtas Experimentais, e nas Curtas Internacionais haverá uma selecção de 20 curtas. Também o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent está de volta, este ano com o prazo de inscrição prolongado até ao dia 2 de Agosto.

Warm-Up

No aquecimento para o MOTELx acontecem três eventos gratuitos e ao ar livre. A 3 de Setembro, o Convento de São Pedro de Alcântara recebe A Mulher-Sem-Cabeça, uma performance/concerto a partir de um texto de Gonçalo M. Tavares com ilustrações ao vivo de António Jorge Gonçalves e voz do MC Papillon. No dia 4 de Setembro, o Espaço Brotéria é palco de um jantar encenado a partir de um texto de Fernando Pessoa praticamente desconhecido do grande público: Um Jantar Muito Original (do semi-heterónimo Alexander Search). Trata-se de um projecto que recria o lado mais negro do poeta e conta com supervisão artística de Albano Jerónimo e encenação de duas estudantes de teatro e cinema, Matilde Carvalho e Rita Poças. A terminar, o dia 5 traz uma sessão de cinema ao ar livre no Largo Trindade Coelho, com filme a anunciar em breve.

Mais informações em https://www.motelx.org/.

Sem comentários: