sábado, 22 de agosto de 2020

Curtas Vila do Conde 2020 decida secção a novas vozes do cinema mundial

O Curtas Vila do Conde 2020 anunciou a nova secção não competitiva, New Voices, dedicada aos realizadores emergentes.

New Voices será um espaço de destaque para os cineastas cuja obra de curtas e primeiras longas-metragens se tenha revelado um trabalhado consistente e diferenciador. Este ano, a escolha recai sobre três realizadoras, para conhecer entre 3 e 11 de Outubro: Elena López Riera, Ana Elena Tejera e Ana Maria Gomes.

Panquiaco, Ana Elena Tejera
Elena López Riera é uma artista visual e cineasta espanhola, que lecciona cinema e literatura na Universidade de Genebra, na Suiça. É co-fundadora do colectivo Lacasinegra dedicado à pesquisa e experimentação de novos dispositivos audiovisuais. A sua primeira curta metragem, Pueblo, estreou no Festival de Cinema de Cannes e Las vísceras foi seleccionado para o Festival de Cinema de Locarno, onde, em 2018, Los que desean conquistou  Poardino de D'oro.

Ana Maria Gomes é uma artista e cineasta franco-portuguesa, que vive e trabalha em Paris. Em 2004, realizou a sua primeira curta-metragem Simomen, um retrato de seu irmão de 14 anos. Em 2014, realizou António, Lindo António, um filme sobre seu tio que deixou Portugal e foi para o Brasil há 50 anos - para nunca mais voltar.

Ana Elena Tejera é uma cineasta, artista visual e actriz panamiana. Estudou com Béla Tarr, Pedro Costa, José Luis Guerin, Patricio Guzman, entre outros, tendo ainda colaborado no restauro de parte do arquivo de filmes do Panamá na Filmoteca da Catalunha. Estreou a sua seu primeira longa-metragem, Panquiaco, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

O foco que o Curtas Vila do Conde lhes dedica incluirá a exibição dos filmes Más Que A Mi Suerte, Pueblo, Las Vísceras, Los Que Desean, Panquiaco, António, Lindo António e Bustarenga.

Mais informação em https://festival.curtas.pt/.

PROGRAMAÇÃO

António, Lindo António, Ana Maria Gomes, França, 2015, DOC, 41'47''
Bustarenga, Ana Maria Gomes, Portugal, França, 2019, DOC, 30''
Las Vísceras, Elena López Riera, Espanha, França, 2016, FIC, 15''
Los Que Desean, Elena López Riera, Espanha, Suiça, 2018, FIC, 24''
Más Que A Mi Suerte, Elena López Riera, Espanha, 2007, FIC, 14''
Panquiaco, Ana Elena Tejera, Panamá, 2020, DOC, 80'
Pueblo, Elena López Riera. Suiça, Espanha, 2015, FIC, 27''

Sem comentários: