sábado, 29 de agosto de 2020

IndieLisboa'20: Entre Leiras (2020), Cláudia Ribeiro

*6/10*


Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro, é um documentário que nos leva a paisagens de perder de vista, onde se pratica a agricultura de subsistência. Faz parte da Competição Nacional do IndieLisboa 2020.

"Cláudia Ribeiro passou sete meses – desde o tempo das plantações às colheitas – acompanhando o trabalho no campo das irmãs Ana e Glória, no lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega. Um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. Um filme sobre o retrato de uma forma de vida, a agricultura de subsistência, mas também sobre o humor e ironias da representação e da hospitalidade."

Entre Leiras leva-nos numa viagem aos campos da zona de Paredes de Viadores, Marco de Canavezes, mais propriamente à pequena povoação onde vivem as duas irmãs protagonistas. Apesar de já terem uma idade avançada, elas trabalham de sol a sol, cheias de genica como duas jovens, carregando pesos, e de enxadas, ancinhos e sacholas em riste, quais super-heroínas.


No meio da paisagem magnífica - por vezes com a fantasmagoria do nevoeiro matinal - que a realizadora nos apresenta, a tranquilidade do campo é quebrada apenas pelas conversas animadas das duas irmãs, seus familiares e amigos. Dos campos cultivados, passando pela secagem do milho, até à vindima, os meses passam, e aquelas mulheres tratam e colhem tudo o que a terra lhes dá. Entre os animais e a natureza, o trabalho na terra parece dar vida. 

E estação a estação, criam-se laços com as duas irmãs, mas quase sem interferir. A realizadora é muito mais observadora do que participante - e Ana e Maria Glória bem tentam que ela largue a câmara e se junte ao grupo.

Sem comentários: