sábado, 29 de agosto de 2020

MOTELx 2020: 'Malasaña 32' abre o festival e 'The Rental' encerra

O MOTELx 2020 - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa já tem a programação fechada. Malasaña 32 será o filme de abertura e The Rental fará as honras de encerramento desta edição.

Malasaña 32
A abrir a 14.ª edição estará Malasaña 32 (O 3.º Andar: Terror na Rua Malasaña), de Albert Pintó, que conta a história de uma família que troca a aldeia por um apartamento em Madrid e descobre que não está sozinha. Depois da antestreia no MOTELx, no dia 7 de Setembro, o filme tem estreia comercial nas salas de cinema a 10 de Setembro. O filme de encerramento, exibido no dia 13 de Setembro, é The Rental, de Dave Franco, um slasher sobre uma estadia em alojamento local que corre mal. A estreia comercial acontecerá a 17 de Setembro.

Há duas estreias mundiais a marcar a secção Serviço de Quarto: o japonês A Beast in Love, de Koji Shiraishi, e o argentino History of the Occult, de Cristian Jesús Ponce. Destaque ainda para a estreia europeia de dois filmes americanos: Sanzaru, de Xia Magnus, e Scare Me, de Josh Ruben. Juntam-se-lhes filmes de vários locais do globo: AV: The Hunt (Turquia), de Craig Zobel, La llorona (Guatemala), de Jayro Bustamante, Ich-Chi (Iacútia, Rússia), de Kostas Marsaan, Fried Barry (África do Sul), Ryan Kruger, e Macabro (Brasil), de Marcos Prado, entre outros títulos.

Macabro
Mais relacionado com a pandemia que se vive actualmente, há sessão especial de Epidemic (1987), de Lars von Trier, em que o realizador interpreta um médico à procura da vacina para uma epidemia que saltou de um guião de terror para a realidade. Host, de Rob Savage, é outro dos destaques: uma aterradora sessão espírita por Zoom filmada durante a quarentena e em que o realizador teve de dirigir os actores à distância.

O Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’argent tem sete longas a concurso: Advantages of Travelling by Train, de Aritz Moreno (Espanha); Amulet, de Romola Garai (Reino Unido); Darkness, de Emanuela Rossi (Itália); Hunted, de Vincent Paronnaud (Irlanda/Bélgica); Pelican Blood, de Katrin Gebbe (Alemanha); Sputnik, de Egor Abramenko (Rússia); e Stranger, de Dmitriy Tomashpolski (Ucrânia).

Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist
Na secção Doc Terror, Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist, de Alexander O. Philippe, recorda o clássico de 1973, e Ivan o TerrirVel, de Mario Abbade, recupera a memória de Ivan Cardoso, criador brasileiro do subgénero terrir e um dos primeiros convidados do MOTELx - há imagens da sua visita em 2007.

Ainda de destacar é o filme Grizzly II: Revenge, uma remontagem de um filme perdido de 1983, onde podemos ver George Clooney, Laura Dern, Charlie Sheen e Timothy Spall

A equipa da produtora Bro Cinema virá ao MOTELx conversar sobre a aventura que foi filmar o recente Color Out of Space, de Richard Stanley (convidado de honra no MOTELx'15), em Sintra, com Nicolas Cage.

A 14.ª edição do festival acontece de 7 a 14 de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, em formato alargado e adaptado às recomendações de segurança da DGS. Toda a informação sobre o MOTELx 2020 em www.motelx.org.

Sem comentários: