25-abril-billboard

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

IndieLisboa'20: Ricardo, de Luís Sobreiro (2020)

*6.5/10*


Na secção IndieMusic do IndieLisboa 2020, surge uma curta-metragem inesperada, em jeito de mocumentário: Ricardo, de Luís Sobreiro. Trata-se de um falso documentário, que usa a paródia para contar a história do seu protagonista.

"Em 2014 um gajo apareceu de calções coloridos em palco, para uma performance durante o concerto dos Sensible Soccers no Festival Paredes de Coura. Desde aí nunca mais foi esquecido. Mas quem é ele? Ricardo é um mockumentary sobre Ricardo."

Os festivaleiros de Paredes de Coura já o conhecerão, mas o filme de Luís Sobreiro servirá de apresentação para todos aqueles que nunca ouviram falar em Ricardo. Uma espécie de lenda desconstruída numa história hilariante, em jeito de autoparódia - aqui, brinca-se até com as parecenças óbvias entre o protagonista e Gonçalo Waddington.

Neste filme, Ricardo Bueno vê-se no meio de um bloqueio criativo que lhe está a arruinar a vida artística. Mas a persona que criou em Paredes de Coura persegue-o e é preciso um choque para as memórias perdidas dos passos de dança míticos voltarem.


Este pseudodocumentário fecha com um momento mágico do verdadeiro Ricardo Bueno, novamente em palco com os Sensible Soccers, ao som de Sofrendo Por Você, tema que o trouxe para o "estrelato" dos festivais de Verão.

Sem comentários: