quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Queer Lisboa 24 e Queer Porto 6: Confirmada Realização Presencial

A Associação Cultural Janela Indiscreta confirma a realização presencial Queer Lisboa 24, de 18 a 26 de Setembro, e do Queer Porto 6, de 13 a 17 de Outubro.


O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer vai decorrer no Cinema São Jorge e terá uma sessão especial na Esplanada da Cinemateca Portuguesa. Já o Queer Porto acontecerá em Outubro, no Teatro Rivoli e com programação paralela na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

Seguindo as normas da DGS, os festivais irão manter integralmente todas as suas secções competitivas: Competição para Melhor Longa-Metragem, Competição para Melhor Documentário, Competição para Melhor Curta-Metragem, Competição para Melhor Curta-Metragem de Escola Europeia e Competição Queer Art, no Queer Lisboa; e Competição para Melhor Filme e Competição para Melhor Curta-Metragem de Escola Portuguesa, no Queer Porto.

Destaque vai para a secção Queer Focus, que engloba seis programas distintos, cada um deles sob o signo de um termo-chave: Cruising, Pele, Memória, Sexo, Corpos e Jogo. "Estes são os motes das presentes edições, evocando expressões, identidades e práticas da cultura queer largamente postas em causa em período de pandemia, e reafirmando a necessidade de reflexão e de se estabelecerem ligações entre o contexto actual e aspectos da história recente da comunidade LGBTI+. Objectivo que se alarga, com sessões e eventos que evocam a história do activismo LGBTI+, assim como a problemática do VIH/sida nas nossas realidades presentes", explica a organização.

Cada um dos programas, seis em Lisboa e três no Porto, inclui, para além da exibição de filmes de realizadores como Peter Strickland, Jennifer Reeves e Luther Price, uma performance ao vivo e momentos de conversa e debate, com a presença de André Tecedeiro, Fernanda Eugénio e Karol Radziszewski, entre outros.

Haverá ainda Sessões Especiais, entre as quais, no Queer Lisboa, a exibição da longa-metragem Race d’Ep! (1979), de Lionel Soukaz e Guy Hocquenghem, na Esplanada da Cinemateca Portuguesa, em diálogo com a nova exposição dos artistas portugueses João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira que estará patente de 23 de Setembro a 23 de Outubro na galeria Stolen Books, em Lisboa; ainda a sessão Liberdade, Participação e Ativismo, em parceria com o GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos e o CheckpointLX, e integrada na iniciativa Lisboa Sem Sida – Fast-Track City, que consiste num debate precedido pela exibição da curta-metragem Thrive (2019), de Jamie di Spirito. Moderado por Sofia Crisóstomo e João Brito, o debate terá como convidados Maria José Campos, Paolo Gorgoni, Luma Andrade, Sérgio Vitorino e Pedro Silvério Marques

Sem comentários: