25-abril-billboard

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara regressa de 6 a 11 de Agosto

A 8.ª edição do Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara acontece entre os dias 6 e 11 de Agosto. A abrir estará o filme O Que Arde, do galego Oliver Laxe.


Numa versão mais "condensada", devido às exigências da situação de saúde pública actual, este ano há novidades, como sessões online e cinema Drive-in (em Carbajo, Espanha, no dia 7 de Agosto).

O programa desta edição conta com filmes como Vitalina Varela (dia 9, Marvão), de Pedro Costa, Barzakh, de Alejandro Salgado, Ari Malikian, una vida entre las cuerdas, de Nata Moreno, os documentários Santuário, de Álvaro Longoria, e El Cuadro, de Andrés Sanz, bem como as três curtas das jovens cineastas portuguesas Leonor Teles, Mariana Gaivão e Sofia Bost.

A juntar às propostas de autores ibéricos, serão apresentadas obras internacionais premiadas como O Paraíso, Provavelmente, do realizador palestiniano Elia Suleiman (dia 8) ou Rafiki, da queniana Wanuri Kahiu, estreia absoluta em Portugal. O filme africano será exibido no segundo dia de festival (7 de Agosto), num painel dedicado ao tema "sexualidade e género", onde estão igualmente programadas um conjunto de curtas metragens chinesas, resultado de uma parceria com os festivais Critica e ShangaiPride. Os filmes deste dia serão disponibilizadas online, através da plataforma Filmin.

O Paraíso, Provavelmente
O festival acontece numa dezena de lugares de Portugal e Espanha, apresentando uma programação de cerca de 20 filmes.O evento mantém a aposta na divulgação do cinema de autor junto das populações da zona, em sessões nocturnas, maioritariamente realizadas ao ar livre, continuando a promover temas relacionados com o ambiente, direitos humanos, arte e cultura. Marvão, Santo António das Areias, Beirã, Ammaia, Olhos de Água, Fronteira de Galegos, Carbajo, Zarza La Mayor, Cedillo e Malpartida de Cáceres serão os palcos deste ano, segundo todas as normas necessárias para este período.

Mais informações em:

Sem comentários: