A secção Cinema Revisitado traz obras de Jean-Luc Godard, Buster Keaton, Frank Beauvais, José Fonseca e Costa e Vicente Pinto Abreu ao Curtas Vila do Conde 2020.
A secção, inaugurada na edição de 2019 do festival, reúne um conjunto de programas especiais compostos por raridades e cópias digitalizadas de obras que marcam os acervos históricos do cinema.
One Week, de Buster Keaton |
Jean-Luc Godard: Pro-Motion – bandes-annonces – publicites – clip – filmes d'entreprise é o nome do programa especial que o Curtas Vila do Conde apresenta em Outubro, com a curadoria de Nicole Brenez, em colaboração com a Cinemateca Francesa, onde se reúnem curtas-metragens, trailers, vídeos, videoclipes e outras publicidades criadas e dirigidas pelo cineasta franco-suíço.
Frank Beauvais faz parte das quase três décadas do Curtas, onde apresentou, por diversas vezes, obras suas. Em 2020, o festival convida-o para a uma Carta Branca que propõe um diálogo com os tempos de excepção que vivemos. O programa parte da reposição da sua última obra, estreada em Berlim, Ne croyez surtout pas que je hurles, um filme realizado em contexto de isolamento e que relaciona a sua história pessoal com a história do cinema.
Vicente Pinto Abreu foi programador de longa data do Curtas Vila do Conde e coordenador da equipa de júris. No ano do seu falecimento, o festival faz-lhe uma homenagem. A selecção deste programa foi feita por Daniel Ribas, Rita Barbosa e Miguel Dias e vai compilar filmes de diferentes épocas do cinema.
A secção Cinema Revisitado apresenta ainda uma sessão especial em torno dos cem anos de One Week, o primeiro filme realizado por Buster Keaton, acompanhada por uma conversa-palestra do crítico de cinema João Lopes sobre a forma como o filme se relaciona com vários momentos da história do Século XX, e ainda a estreia da cópia restaurada de O Recado, de José Fonseca e Costa, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.
Mais informações sobre o Curtas Vila do Conde em https://festival.curtas.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário