*7.5/10*
Na secção Doc Terror do MOTELx 2020, encontramos Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist, de Alexandre O. Philippe. Depois de 78/52, em 2017, sobre a cena do chuveiro, em Psico, e Memory: The Origins of Alien, em 2019, ambos exibidos no festival, o documentarista explora agora o universo de O Exorcista.
"Um ensaio cinematográfico sobre O Exorcista, Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist explora as profundezas desconhecidas da mente de William Friedkin, as nuances do seu processo de rodagem e os mistérios da fé e do destino que moldaram a vida e a filmografia do realizador."
É o próprio Friedkin que nos guia por pensamentos e experiências de filmar o seu título de maior sucesso. A escolha de actores, as opções quanto ao argumento, a ideia, cena a cena, que visualizava e criava enquanto lia o livro de William Peter Blatty, as divergências com o escritor, com compositores, etc. Um misto de momentos inesquecíveis sem os quais O Exorcista não seria o clássico em que se tornou.
Num monólogo fluido e entusiasmante, William Friedkin faz-nos revelações sobre fé, sobre criação cinematográfica, influências - cinematográficas ou artísticas - e opções que, ele próprio, não consegue explicar e convida-nos a reflectir sobre elas.
Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist apresenta-nos uma abordagem muito dinâmica, com excertos de O Exorcista - e dos filmes que o influenciaram -, possibilidades abandonadas, fotografias de set, sempre com a frontalidade característica do realizador a acompanhar o relato.
Alexandre O. Philippe cria um documentário enriquecedor para melhor compreender os diversos "saltos de fé" ("leap of faith") de O Exorcista e de outros filmes de Friedkin, o seu método e a sua espiritualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário