25-abril-billboard

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

MOTELx'20: Hunted / Cosmogonie (2020), de Vincent Paronnaud

*6.5/10*


Hunted, de Vincent Paronnaud, faz parte da Competição Internacional do MOTELx 2020, numa proposta de terror cheio de woman power e vingança. Paronnaud ficou conhecido pelo filme de animação Persépolis (2007) e Galinha com Ameixas (2011), ambos realizados em parceria com Marjane Satrapi, aventurando-se agora em nome próprio no género terror.

"Eve conhece um homem aparentemente charmoso num bar. No entanto, tudo começa a correr terrivelmente mal quando que ela percebe que se cruzou com um psicopata e o seu cúmplice. Inicia-se uma perseguição mortal até que Eve decide enfrentar os seus 'caçadores'. Mas não está sozinha; a floresta será a sua aliada."


A Mulher e a Natureza assumem o protagonismo neste filme, que vai além de um filme de sobrevivência. A mulher é a presa, os homens são os caçadores, mas a floresta é uma aliada. A história que o filme começa por contar - em que Vincent Paronnaud opta por utilizar a animação para ilustrar - faz-nos desde logo entender esta inesperada aliança, e o tom mágico, por vezes lembrando uma fábula, que Hunted carrega.

O cenário de conto de fadas grotesco, em que a protagonista se assemelha ao Capuchinho Vermelho e o seu perseguidor psicopata a um lobo raivoso e tresloucado, proporciona planos marcantes (destaque para o bom trabalho da direcção de fotografia). O contraste do casaco vermelho com os tons frios da floresta parece enfraquecer Eve - já que a expõe aos seus predadores -, mas simboliza também a força que aquela mulher carrega em si.


A perseguição é incessante, com momentos algo inusitados que tiram força à acção, mas a tensão mantém-se firme, tal como a protagonista - Lucie Debay faz um trabalho excelente.

Hunted é uma machadada no machismo e na misoginia, ao mostrar a força e o poder que as mulheres têm.

Sem comentários: