25-abril-billboard

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Retrospectiva de Roy Andersson na Cinemateca de 1 a 9 de Outubro

A Cinemateca Portuguesa apresenta a retrospectiva Vocês, que vivem – Os filmes de Roy Andersson, com a projecção de seis longas-metragens, incluindo a mais recente Da Eternidade, e uma sessão de cinco curtas-metragens do cineasta, entre 1 e 9 de Outubro.

Da Eternidade (2019)
Esta retrospectiva resulta de uma parceria com a Alambique Filmes, e vai exibir títulos como Uma História de Amor (1970), Giliap (1975), Canções do Segundo Andar (2000), Tu, que Vives (2007), e Um Pombo Pousou num Ramo a Reflectir na Existência (2014). A estes junta-se a antestreia nacional de Da Eternidade (2019), com sessão na Cinemateca a 1 de Outubro, e cuja estreia comercial está marcada para 15 de Outubro nos cinemas.

Roy Andersson realizou a sua primeira longa em 1970, Uma História De Amor Sueca, "ode à liberdade e ao idealismo adolescente muito sintonizada com o zeitgeist do final dos anos 60, que se tornou num enorme sucesso de público na Suécia e fora. O fracasso comercial e crítico de Giliap, o seu segundo filme, ditou o seu afastamento voluntário do cinema, período em que começou uma carreira pioneira como realizador publicitário, e fundou a Studio 24, em Estocolmo, a fim de produzir e fazer em liberdade total os seus filmes". Nesse momento começou a desenvolver o seu estilo singular de filmar, "caracterizado por longos planos imóveis e quadros meticulosamente concebidos, comédia absurdista a par de uma humanidade essencial".

Em 2000, iniciou a Trilogia dos Vivos, com Canções Do Segundo Andar, seguido, em 2007, por Tu, Que Vives, e encerrando com Um Pombo Pousou Num Ramo A Reflectir Na Existência, em 2014. Recebeu o Leão de Prata de Melhor Realizador no Festival de Veneza, em 2019, pelo seu último filme, Da Eternidade.

Em Da Eternidade, Andersson segue a "exploração da existência humana com uma reflexão sobre a vida, a sua beleza e crueldade, o seu esplendor e a sua banalidade. O realizador convida o espectador a deambular em vários quadros, como que num sonho: um casal flutua sobre uma Colónia devastada pela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai pára à chuva para apertar os atacadores dos sapatos da filha; raparigas adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra."

Mais informações sobre a retrospectiva Vocês, que vivem – Os filmes de Roy Andersson, bem como horários das sessões podem ser consultados em https://www.cinemateca.pt/Programacao.aspx?ciclo=1312.

Sem comentários: