sábado, 3 de outubro de 2020

CineEco 2020: Ecotalks debatem Cinema e Ambiente

A 26.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela começa no dia 10 de Outubro com muitos filmes (já divulgados aqui) e Ecotalks, que promovem o debate de temas relacionados com Cinema e Ambiente.


As Ecotalks serão transmitidas via streaming live no Facebook do CineEco, sempre às 17h00. Serão cinco debates online, com duração de uma hora, sobre temas atuais. No dia 11 de Outubro, Mário Branquinho modera o debate Festivais de Cinema! E agora?, com Ilda Santiago, directora de Cinema do Rio (Brasil) e Fernando Vasquez, do Fest – Festival Novos Realizadores Novo Cinema, sobre o futuro da Sétima Arte face à crise pandémica e ao aumento das transmissões streaming.

No dia 12, Film Comissions – Cinema e Territórios é o mote para a segunda Ecotalk que contará com a participação de João Paulo Macedo, da Bando à Parte e Minho Film Comission, e Manuel Claro, da Portugal Film Comission. A moderação é de Bruno Manique, da Film Comission do Centro e programador do CineEco 2020. 13 de Outubro é dia de debater As novas tecnologias e a educação ambiental, com moderação de Nuno Barros, da Lipor, e a participação de Emanuel Monteiro, do serviço educativo da Lipor, e Filipa Fernandes, do Pavilhão da Água (Aquaporto)

O Cinema com escolas e novos públicos é o tema em discussão no dia 15 de Outubro. Rúben Sevivas (UBI), realizador, produtor e programador CineEco2020 modera o debate com Paulo Cunha (UBI; Curtas de Vila do Conde) e Camilo Cavalcante, realizador brasileiro. A última Ecotalk acontece a 16 de Outubro e tem como temática Cinema e Televisão, o que liga e separa as duas áreas. Tiago Alves, jornalista da RTP e programador do CineEco 2020, modera o painel com Suzanna Lira, cineasta brasileira, e Pandora da Cunha Telles, produtora da Ukbar Filmes.

Entre as actividades paralelas do CineEco 2020, está a exposição fotográfica Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares, inaugurada no dia 10 de Outubro, às 17h00, nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, onde estará patente até 30 de Novembro. 

No mesmo dia, às 18h00, terá lugar a performance Finding a Place to Land de Hugo Simões, uma interpretação de obras de música contemporânea projetadas com imagens e vídeos. Pelas 21h30, o concerto de abertura do CineEco ficará a cargo de Pedro e os Lobos, com a apresentação do álbum Depois da Tempestade. A entrada é gratuita, mas é necessário reservar entradas previamente.

No dia 14 de Outubro, será apresentado o livro Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins, uma obra que retrata o flagelo do plástico nos oceanos e pretende motivar os leitores para a mudança.

Sem comentários: