oportunidades-billboard

domingo, 18 de outubro de 2020

CineEco 2020: Vencedores

O Que Arde, de Oliver Laxe, foi o vencedor do grande prémio do CineEco 2020 - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorreu entre os dias 10 a 17 de Outubro.

O Que Arde

Na Competição Internacional de Longas-Metragens, O Que Arde conquistou o Grande Prémio Ambiente – Município de Seia. Podes ler a crítica a este filme aqui. Na mesma categoria, El Tren de Los Pies Ligeros, de Miguel Coelho, arrecadou o Prémio Antropologia Ambiental – Zurich Seguros, um documentário que nos leva à Sierra Tarahumara, no México, onde vivem povos indígenas, com a sua visão peculiar do mundo e do que os rodeia. A Menção Honrosa foi para Castelo de Terra, de Oriane Descout.

Na Competição Internacional de Curtas-Metragens, Entre Baldosas, de Nicolas Conte, conquistou o Prémio Curta Metragem Internacional - Turistrela, e a animação portuguesa O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, recebeu o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados.

Na Competição de Séries e Reportagens Televisivas, o trabalho de Vera Moutinho, Anna Mergulha no Lixo para Combater o Desperdício Alimentar, uma narrativa sobre dumpster diving, conquistou o Prémio Televisão.

O Prémio Camacho Costa - Lipor, para melhor longa-metragem em língua portuguesa, foi para A Alma de Um Ciclista, de Nuno Tavares; e o Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa foi atribuído a Vi(r)agens, de Patrícia Pedrosa. Já Tiago Cerveira volta a receber o Prémio Panorama Regional – Casa da Passarella, com A Máscara de Cortiça, depois de em 2019 ter conquistado o mesmo galardão por Pagar a Promessa.

 O Prémio Valor da Água – Águas do Vale e do Tejo foi atribuído a Henry M. Mix e Boas Schwarz com On Thin Ice, um documentário sobre os efeitos das alterações climáticas no Ártico russo.

O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto

O Júri da Juventude atribuiu os seguintes galardões: Prémio da Juventude Longas Metragens Internacionais – The Village and the Wildfire, de Kathrin Reichwald; Prémio da Juventude Curta-Metragem Internacional – O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano; Prémio da Juventude para Série e Reportagem de TV - Malcata – Conto de uma Serra Solitária, de Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro; Prémio da Juventude Longa-Metragem em Língua Portuguesa – A Alma de um Ciclista, de Nuno Tavares; Prémio da Juventude Curta-Metragem em Língua Portuguesa – Átomos de Luz, de Leonor Teixeira; Prémio da Juventude Panorama Regional – Barro Preto, Cultura e Tradição, de Edmundo Marquês e Vítor Pereira.

A 27.ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela terá lugar de 9 a 16 de outubro de 2021, em Seia. Mais informações sobre o CineEco em https://cineeco.pt/.

Sem comentários: