25-abril-billboard

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Crítica: Showbiz Kids (2020)

*7/10*

Em Showbiz Kids, o realizador Alex Winter faz um retrato de como é ser criança em Hollywood, recorrendo a exemplos dos primórdios do Cinema, aos casos mais conhecidos das crianças mais famosas da Sétima Arte, acompanhando também algumas famílias que lutam, diariamente, para que os seus filhos sejam a próxima estrela infantil ou juvenil do grande ecrã.

O documentário foca-se nos altos e baixos que o mundo do entretenimento trouxe aos antigos actores infantis, através de entrevistas e análise das suas vidas e carreiras. Os testemunhos dos que singraram, dos que desistiram ou dos que foram esquecidos. A conclusão mais simples de retirar é que todos eles sofreram e não viveram a infância como outras crianças da sua idade.

Alex Winter conversou com vários actores e ex-actores (Evan Rachel Wood, Henry Thomas, Milla Jovovich, Mara Wilson, Wil Wheaton, Cameron Boyce, Jada Pinkett Smith, Todd Bridges, Baby Peggy), com crianças que querem ser actores, contrapondo todos os testemunhos com imagens de filmes por eles interpretados e que, tantas vezes, tão bem ilustram os sentimentos descritos. Fala-se do sofrimento, dos abusos, da vontade dos pais que por vezes se impõe, do deslumbramento, das filmagens, castings, ou mesmo de como é crescer sem viver a infância e adolescência com os desafios típicos da idade. Fala-se da falta de experiência de vida que os jovens que cresceram no cinema ou na televisão sentem, da ingenuidade que faz com que muitos adultos se aproveitem deles, da solidão e desconfiança que sentem ao longo de toda a vida adulta.

Os exemplos de actores que "perderam" a infância e adolescência entre filmagens e fama desmedida são imensos, e muitos deles não tiveram um final feliz. Alex Winter traça um cenário pouco cintilante acerca destes Showbiz Kids, e o alerta vem daqueles que o viveram na primeira pessoa.

1 comentário:

CAJA disse...

Alex Winter, o eterno Bill!