O festival Porto/Post/Doc 2020 já tem a programação fechada. Entre 20 e 29 de Novembro, serão exibidos mais de 60 filmes nas salas do Porto e na plataforma VoD que o evento lançará, em exclusivo, para esse período.
A Competição Internacional conta com nove filmes, que abordam questões sociais e polícias em várias partes do globo: A Nossa Terra, O Nosso Altar, de André Guiomar, leva-nos ao Bairro do Aleixo, no Porto; Partida, de Caco Ciocler, viaja pelas fronteiras entre o Brasil e o Uruguai, em busca de José Mujica; Piedra Sola, de Alejandro Telémaco Tarraf, conduz-nos às comunidades agrícolas e remotas das montanhas argentinas; Days of Cannibalism, de Teboho Edkins, aborda as relações emergentes entre África e a China; Sandlines, The Story Of History, de Francis Alÿs, apresenta-nos às crianças de uma vila nas montanhas perto de Mosul, que revivem um século da história do Iraque para compreender o seu presente; Of Land and Bread, de Ehab Tarabieh, sobre a vida quotidiana palestiniana sob ocupação israelita; Goodbye Mister Wong, de Kiyé Simon Luang, sobre Xana, France, Hugo e Nadine em volta do lago Nam Ngum, no Laos; Amor Omnia, de Yohei Yamakado, que olha o amor segundo o texto Bucólicas, de Virgílio; e My Mexican Bretzel, de Nuria Giménez, que explora o diário íntimo de uma mulher com passado próspero.
Nesta edição do Porto/Post/Doc, haverá uma selecção de quatro filmes espanhóis recentes: Land Underwater, de Maddi Barber; Lúa vermella, de Lois Patiño; Work Or To Whom Does The World Belong, de Elisa Cepedal; e Bendito Machine Saga, de Jossie Malis. Já em parceria com o festival espanhol In-Edit, serão apresentados três documentários musicais: Niños Somos Todos, de Sergi Cameron; Autoluminescent: Rowland S. Howard, de Lynn-Maree Milburn e Richard Lowenstein; e Liberation Day, de Morten Traavik e Ugis Olte.
Destaque ainda para o programa dedicado ao cinema sueco, com curadoria do realizador Eloy Domínguez Serén. The Great Adventure, de Arne Sucksdorff; They Call Us Misfits, de Stefan Jarl e Jan Lindkvist; e A Swedish Love Story, de Roy Andersson, serão os filmes exibidos.
Novidade este ano é a 180 Media Academy, um programa de formação complementar para estudantes e jovens profissionais do sector media e audiovisual que procura explorar os novos paradigmas da produção contemporânea. O programa tem uma componente presencial, a ter lugar no dia 21 de Novembro, completando-se, posteriormente online, entre os dias 24 e 27 de Novembro de 2020 com masterclasses, conferências, projeções e desenvolvimento de projetos. O programa completo pode ser consultado em: https://academy.180.pt.
Mais informações sobre o Porto/Post/Doc podem ser consultadas em https://www.portopostdoc.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário