quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Doclisboa'20 - Deslocações: 8 filmes a não perder

O segundo momento do Doclisboa 2020 começa já amanha, dia 5, prolongando-se até 11 de Novembro, sob o tema Deslocações. O Hoje Vi(vi) um Filme destaca alguns títulos que não deves perder na 18.ª edição do festival lisboeta.

My Dear Spies (Mes chers espions), de Vladimir Léon

"O realizador entrega ao irmão uma mala velha que trouxera de casa da mãe deles após a sua morte. Aí, encontram documentos que ligam os seus avós russos à inteligência soviética em Paris antes da Segunda Guerra Mundial. De Paris à Rússia, os irmãos deambulam pelas ruínas de mundos perdidos e histórias por contar. Conversam, cantam, bebem, encontram-se com muitas pessoas, amigos, testemunhas, historiadores, desencantando relatórios de contra-espionagem, testemunhos da vida quotidiana soviética, memórias do Gulag… Os medos do passado remoto ressurgem como fantasmas e parecem mais próximo de nós do que o esperado."

6 NOV / 19h00 - Culturgest


Nails in My Brain, de Hilal Baydarov

"Um jovem deambula pelas ruínas do que pode ou não ser a sua casa de infância, onde cada umbral a desmoronar-se abre para o passado. Independentemente do quanto tentou mudar, o jovem regressa sempre aos mesmos sítios, às mesmas questões, aos mesmos rostos, às mesmas memórias – os mesmos pregos no cérebro."

6 NOV / 20h00 - Cinema Ideal


Desterro, de Maria Clara Escobar

"Uma casa está em chamas. Todas as casas. Uma viagem resulta em várias viagens e essa é sem regresso. Muitas mulheres falam. Contam as suas histórias. A perda, a morte e a luta por ser, ao lado dos outros."

7 NOV / 19h00 - Culturgest


virar mar / meer werden (becoming sea), de Philipp Hartmann, Danilo Carvalho

"A água enquanto metáfora física e metafísica e pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentário e ficção e entre os desertos do Sertão brasileiro e as zonas inundáveis de Dithmarschen no Norte da Alemanha. Tragédias e observações quotidianas em tempo de alterações climáticas."

8 NOV / 15h00 - Culturgest


Questo è il piano, de Luciana Fina

"Questo è il piano foi filmado em Março e Abril de 2020, numa área do Alentejo desprotegida, no aperto entre o apelo à sobrevivência da(s) espécie(s) e o exercício indomável da destruição."

8 NOV / 19h00 - Culturgest


Rift Finfinnee, de Daniel Kötter

"Uma viagem pela periferia de Adis Abeba, capital da Etiópia. Em planos de paisagens e arquitectura rigorosamente enquadrados e com uma banda sonora que entrelaça as conversas originais de forma complexa, o filme percorre o desfiladeiro do rio Akaki, analisando o fosso mais do que simbólico entre citadino e rural. O filme toma a geografia concreta, a arquitectura e a vida quotidiana de trabalhadores agrícolas e da construção no leste de Adis Abeba ('Finfinnee', em oromo) como ponto de partida para uma narrativa alegórica sobre a urbanização de uma sociedade africana à beira da guerra civil."

9 NOV / 20h00 - Cinema Ideal


Resistência Íntima (The Intimate Resistance), de Left Hand Rotation

"Um documentário interrompido por um vírus. Prolongar para sempre a mais curta das caminhadas e voltar para casa a cada passo, essa é a natureza da nossa intimidade errante. Interior e exterior são sinónimos. A fronteira é uma janela aberta."

9 NOV / 20h00 - Cinema Ideal


Amor Fati, de Cláudia Varejão

«Retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça, convocando o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: “Não será a isto que vocês aspiram — a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só”.»

11 NOV / 20h00 - Cinema Ideal


Toda a informação sobre o Doclisboa 2020 em https://doclisboa.org/2020/.

Sem comentários: