25-abril-billboard

sábado, 28 de novembro de 2020

Porto/Post/Doc 2020: Vencedores

Já são conhecidos os vencedores do Porto/Post/Doc 2020. Partida, de Caco Ciocler, conquistou o Grande Prémio do festival.

O júri desta edição atribuiu o Grande Prémio Vicente Pinto de Abreu, para Melhor Filme da Competição Internacional, ao filme de Caco Ciocler pois "Partida inventa uma forma para pensar o modo como um filme pode ser um fórum para a discussão e a ação colectiva."

O Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro - para melhor realizador da Competição Internacional entre autores emergentes (≤36 anos) -  foi para André Guiomar, por A Nossa Terra, O Nosso Altar. O júri destacou o "compromisso que o filme assume de acompanhar, de uma forma continuada e ao longo de muito tempo, as alegrias, as tristezas e as lutas de uma comunidade. O realizador demonstra toda a persistência neste filme promissor. Aguarda-se o próximo."

Êxtase, de Moara Passoni, recebeu o Prémio SPAutores - Cinema Falado, para melhor filme em língua portuguesa de todo o programa. O júri destacou o filme por manifestar "através de uma política do corpo que se desdobra num corpo político, a experiência vivida de um tempo que é simultaneamente pessoal, colectivo, histórico e sócio - político" e "por convocar problemas de intensa actualidade e articular o potencial crítico de múltiplas ferramentas artísticas com a imagem cinematográfica".

O Prémio Transmission foi entregue a Niños Somos Todos, de Sergi Camerón, "pelo equilíbrio exímio com que mistura cinema documental, registo de viagem, experimentação musical e performance, com um olhar empático sobre o outro que propicia muitos encontros e cruzamentos. Digna de nota é também a subtileza com que explora a busca pessoal do protagonista por uma reconciliação com a sua infância e com o conservadorismo canónico do Flamenco, na construção de uma identidade artística mais livre e autoral. Valorizou-se também a qualidade da edição musical e da mistura de som, bem como, da direção de fotografia."

Há Alguém na Terra, de Francisca Magalhães, Joana Tato Borges e Maria Canela, conquistou o Prémio Cinema Novo by Canal 180, por ser "filmado com uma delicadeza poética, onde a imagem, através de pequenos gestos, assume um papel relevante na densidade com que os temas nos transportam para um outro espaço e tempo. Acompanhando a viagem desta personagem que personifica um ciclo de vida, numa realidade local, com uma dimensão cinematográfica plena e universal." Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a Jamaika, de  Alexander Sussman, "pela qualidade do projeto cinematográfico revelada na realização, montagem e argumento."

O Porto/Post/Doc 2020 começou no dia 20 e termina a 29 de Novembro. Mais informações sobre o festival em https://www.portopostdoc.com/.

Sem comentários: