25-abril-billboard

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Crítica: Palladio - O Espetáculo da Arquitetura (2019)

*7/10*

Palladio - O Espetáculo da Arquitetura, de Giacomo Gatti, apresenta-nos ao arquitecto Andrea Palladio, à sua obra e influência fora de Itália. O documentário percorre os ícones do seu trabalho, mas também a influência notória que teve junto de Thomas Jefferson nos Estados Unidos da América, e sobre tantos outros arquitectos ao longo dos séculos.

"As obras do revolucionário arquitecto renascentista, observadas por quem hoje as estuda, vive e preserva para as gerações futuras. Um relato coral e contemporâneo suspenso entre o Panteão, a Villa La Rotonda e a Casa Branca, entre a zona rural veneziana e os Estados Unidos, onde Palladio inspirou os símbolos da nação nascente."

Através de conversas com estudiosos de Palladio de diversas nacionalidades, vamos descobrindo a vida e obra do arquitecto italiano, em especial em Vicenza e em Veneza - Villa La Rotonda, Villa Saraceno (onde parte do documentário é filmado), La Malcontenta, Chiesa del Santissimo Redentore, Teatro Olímpico, etc. - mas também toda a sua importância noutros países, com destaque para os EUA - na Casa Branca, Capitólio, Villa Monticello, Universidade da Virginia, etc. Os seus I Quattro Libri dell’Architettura têm sido igualmente de influência imensa para muitos arquitectos ao longo dos séculos.

Professores, historiadores, alunos e restauradores, todos nos falam de Palladio como um dos maiores influenciadores da História da Arquitectura, de quem, contudo, tão pouco se fala. Destaque para a participação de Lionello Puppi, historiador de arte especialista em Palladio, falecido pouco depois da rodagem do filme, um dos mais importantes contributos para este documentário - que lhe é dedicado.

Palladio - O Espetáculo da Arquitetura traz a certeza de que o legado do arquitecto está espalhado um pouco por todo o mundo e faz-nos compreender como o contexto histórico tanta relação tem com a criação da obra, tanto na época de Palladio, como de todos os seus seguidores. Um documentário para quem trabalha e estuda História ou Arquitectura e para todos os curiosos da Arte.

Sem comentários: