A Lux Film Days Online, mostra de cinema europeu no âmbito do Prémio Lux de Cinema, apresenta, gratuitamente, um conjunto de filmes entre os dias 18 e 24 de Dezembro, na plataforma Filmin.
A programação conta um filme que compete pelo Prémio Lux de Cinema 2020: Corpus Christi - A Redenção, de Jan Komasa. A este título juntam-se alguns vencedores e finalistas do Prémio Lux: A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (LUX Prize 2018), Sami Blood, de Amanda Kernell (LUX Prize 2017), Welcome, de Philippe Lioret (LUX Prize 2009), Girl, de Lukas Dhont (nomeado LUX Prize 2018), A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (finalista LUX Prize 2016), e Inimigo da turma, de Roc Bicek (finalista LUX Prize 2014).
A iniciativa é promovida pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e pela plataforma de streaming Filmin Portugal.
O Prémio Lux de Cinema foi criado pelo Parlamento Europeu, de forma a melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate sobre as principais questões sociais da actualidade. A "iniciativa tem por objetivo celebrar a União Europeia como espaço comum de liberdade criativa, a Europa que apoia a sétima arte e encoraja os seus criadores, nomeadamente no âmbito do Programa Europa Criativa (https://www.europacriativa.eu/)".
Programação Lux Film Days Online:
- Corpus Christi - A Redenção, de Jan Komasa (Films4You)
- Girl, de Lukas Dhont (Legendmain Filmes)
- A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (Films4You)
- Sami Blood, de Amanda Kernell
- Welcome, de Philippe Lioret
- A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (Outsider Films)
- Inimigo da turma, de Rok Bicek (Legendmain Filmes)
*artigo alterado às 22h07 de 18 de Dezembro de 2020, após a troca de Martin Eden por Girl, nos filmes a disponibilizar.
Sem comentários:
Enviar um comentário