quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Crítica: Small Axe - Red, White and Blue (2020), de Steve McQueen

*7/10*

Red, White and Blue é o terceiro episódio da antologia Small Axe, de Steve McQueen, uma longa-metragem que se foca num protagonista real, Leroy Logan, e na luta que travou para alcançar o sonho de ser polícia.

"O filme conta a verdadeira história de Leroy Logan, um jovem cientista forense que deseja fazer mais para além do seu trabalho de laboratório solitário. Quando vê o pai a ser agredido por dois polícias, relembra a sua ambição de infância de se tornar polícia - algo criado pela esperança ingénua de querer mudar atitudes racistas. Primeiro, Leroy tem que enfrentar as consequências da desaprovação do pai, assim como o racismo flagrante que encontra no seu novo papel de polícia desprezado, mesmo sendo um exemplo na Força Policial Metropolitana."


Regressamos às histórias reais e à relação da polícia com a população afro-caribenha (e não só) em Londres. A violência, o racismo e a revolta regressam ao ecrã, através da câmara de McQueen. John Boyega tem uma prestação segura e uma forte presença como Leroy Logan, ao lado de Steve Toussaint, o pai intransigente.

O preconceito em redor do jovem revelou-se da parte do pai que sempre quis que ele estudasse e que tem a surpresa da sua vida ao saber que o filho quer ser polícia - mesmo com estudos superiores -, mas igualmente da Polícia que achava que um negro não deveria ter um lugar fulcral na instituição. A força de vontade de Leroy levou-o a querer provar, tanto à família como aos colegas e superiores, que mesmo perante todas as adversidades, devemos lutar pelos nossos sonhos - por mais irrealistas que possam parecer.

Leroy queria que a polícia pudesse ter nos seus oficiais negros - e estrangeiros - uma forma de melhor compreender a população dos bairros onde actuavam, acabando, consequentemente, com o racismo institucionalizado e com os abusos policiais. As injustiças que vivenciou foram ficcionadas por Steve McQueen em Red, White and Blue, onde há uma sequência de perseguição entusiasmante e alguns planos que nos fazem sentir a presença do realizador apelando à ascensão do protagonista e da comunidade. Mais um exemplo de esperança e perseverança. 

Sem comentários: