25-abril-billboard

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Doclisboa'20 - Espaços da Intimidade: 8 filmes a não perder

O terceiro momento do Doclisboa 2020, Espaços da Intimidade, acontece de 3 a 9 de Dezembro. O Hoje Vi(vi) um Filme destaca alguns títulos que não deves perder.

Underneath (En contrebas), de Ugo Arsac

"Uma viagem misteriosa pela escuridão do submundo parisiense: túneis, galerias, esgotos. Levado por uma vontade de arquivar e confrontar a profundidade, um jovem equipado com uma corda atravessa órgãos, artérias e membros abandonados da capital."

4 DEZ / 20h30 - Cinema Ideal


This is Paris Too (C’est Paris aussi), de Lech Kowalski

"Ken Metoxen é ameríndio. Tem 55 anos e sempre viveu numa reserva no Norte dos Estados Unidos. Animado, cultiva um segredo; em viagem em Paris, a 'cidade luz', espera poder desvelá-lo aos olhos do mundo. O mundo encontra-se efetivamente aí, às portas da capital."

4 DEZ / 20h30 - Cinema Ideal


A Nossa Terra, o Nosso Altar, de André Guiomar

"O filme testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando as vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado."

5 DEZ / 10h30 - Culturgest


Narciso em Férias, de Ricardo Calil, Renato Terra

"A 13 de Dezembro de 1968, a ditadura militar do Brasil passou o Acto Institucional n.º 5, que marcou o começo da fase mais repressiva e violenta do regime. Duas semanas mais tarde, o cantautor Caetano Veloso foi preso. Cinquenta anos depois, faz um retrato íntimo e detalhado dos seus dias na solitária, recorda e interpreta canções que marcaram o período do seu encarceramento e revisita acontecimentos dolorosos. Caetano também apresenta informação nova produzida pela ditadura sobre as razões da sua detenção, ajudando a explicar a brutalidade arbitrária desse período da história brasileira."

6 DEZ / 10h30 - Culturgest


Perpetual Person (Persona Perpetua), de Javier Bellido Valdivia

"Uma abordagem intimista à experiência da doença de Alzheimer numa mulher de 95 anos e a sua relação com o que a rodeia. A tensão entre a lucidez e a demência configurará uma nova noção de pessoa, capaz de viver e entender o mundo de outra maneira."

7 DEZ / 11h00 - Cinema Ideal


O que não se vê, de Paulo Abreu

"A ideia para este filme, rodado em 2 ilhas dos Açores, Pico e Faial, entre 2015 e 2016, aconteceu por acidente. Ao voltar às filmagens de uma repérage para um projecto anterior cancelado anos antes, outro filme foi encontrado. Um filme escondido, onde o poder da Natureza e o papel do acaso no processo criativo constroem uma narrativa sobre a amizade, o cinema e a influência do inesperado na criação artística."

7 DEZ / 19h00 - Culturgest


Quneitra 74, de Mohammad Malas

"Um ajuntamento cerimonial dos aldeões de Quneitra nos Montes Golã sírios após o exército israelita retirar, deixando a vila inabitável. A imprensa fotografa os escombros. Uma mulher desata a correr nas ruas por entre as ruínas, certificando-se sempre de que o público não a deixa sozinha, contactando connosco através da câmara. Passeia pelas ruas da sua terra natal, entra numa casa, limpa os estilhaços de uma janela. Surge uma menina e uma velha com as suas galinhas. Três mulheres de três gerações ligadas na solidão."

8 DEZ / 10h30 - Culturgest


A Vida em Comum, de Diogo Pereira

"A Vida em Comum acompanha um período da vida do casal Poeta e Belinha, de origem cabo-verdiana, que reside numa comunidade a ser desmantelada: o Bairro do Barruncho, em Odivelas. Com todas as incertezas do futuro, Poeta e Belinha tratam dos seus animais, cuidam das suas colheitas e adaptam-se às alterações diárias."

9 DEZ / 19h00 - Culturgest


Toda a informação sobre o Doclisboa 2020 em https://doclisboa.org/2020/.

Sem comentários: