25-abril-billboard

domingo, 6 de dezembro de 2020

Doclisboa'20: Narciso em Férias (2020), de Ricardo Calil e Renato Terra

*6/10*

Narciso em Férias, de Ricardo Calil e Renato Terra, apresenta-nos um relato, na primeira pessoa, dos dias de prisão de Caetano Veloso durante a Ditadura Militar do Brasil. O filme faz parte do terceiro momento do Doclisboa'20, Espaços de Intimidade.

"A 13 de Dezembro de 1968, a ditadura militar do Brasil passou o Acto Institucional n.º 5, que marcou o começo da fase mais repressiva e violenta do regime. Duas semanas mais tarde, o cantautor Caetano Veloso foi preso. Cinquenta anos depois, faz um retrato íntimo e detalhado dos seus dias na solitária, recorda e interpreta canções que marcaram o período do seu encarceramento e revisita acontecimentos dolorosos. Caetano também apresenta informação nova produzida pela ditadura sobre as razões da sua detenção, ajudando a explicar a brutalidade arbitrária desse período da história brasileira."

Caetano conta-nos tudo, na sua voz tranquila, revisitando uma época muita dolorosa para si, emocionado. As canções premonitórias que havia tocado na véspera da detenção, as que ouvia no rádio dos guardas prisionais, todas elas adquiriram significados positivos (Hey Jude era uma das que trazia melhor agouro) ou negativos para o supersticioso Caetano prisioneiro.

O músico folheia a revista que, na prisão, lhe mostrou as primeiras fotografias da Terra tiradas do espaço (perde-se em memórias perante a câmara), toca à guitarra as canções que o marcaram atrás das grades, conta-nos cada episódio, até ao regresso a casa, e termina a ler em voz alta o arquivo dactilografado do primeiro interrogatório que lhe fizeram naquela época, rindo-se perante as expressões usadas pelos oficiais da Ditadura Militar. 

Narciso em Férias é, essencialmente, Caetano e a câmara, num registo íntimo, mas que ganharia muito mais se os documentos e fotografias arquivados no processo do músico (apenas os vemos no final do documentário) surgissem no decorrer das recordações do protagonista, ilustrando palavras e emoções.

Sem comentários: