quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Crítica: Pieces of a Woman (2020)

*7/10*

Pieces of a Woman, de Kornél Mundruczó, é um retrato de uma família em ruínas, após a perda de um bebé. O argumento, de Kata Wéber - companheira de Mundruczó -, baseia-se na sua própria experiência e na forma como a marcou.

"Martha (Vanessa Kirby) e Sean (Shia LaBeouf) são um casal de Boston cujas vidas mudam para sempre quando um parto caseiro resulta em tragédia. Martha tem de lidar com o pesar ao longo de um ano, enquanto tenta gerir as relações turbulentas com o marido, com a mãe dominadora (Ellen Burstyn) e com a parteira vilipendiada em público (Molly Parker), que terá de enfrentar em tribunal."


O corpo e os sentimentos da Mulher são o grande foco deste filme com selo Netflix. Uma mulher, desfeita física e emocionalmente, tenta, a cada dia, aprender a fazer o luto e continuar a viver. E como acontece a todas as mulheres, todos lhe apontam culpas, indicam qual o caminho a seguir, como deve agir, sempre sob atentos olhares de pena. Ainda grávida, o corpo de Martha era tocado e alvo de curiosidade; durante o parto, é exposta à violência que o momento em si implica; depois da tragédia, o mundo desaba e ela está só. Adensa-se a má relação com a família e surge, como por acaso, alguma alegria na sua predilecção por maçãs. O tom da longa-metragem de Kornél Mundruczó é triste e desencantado, apela à introspecção e reflexão.

São os primeiros 30 minutos - antes até do título surgir no ecrã - que fazem valer a visualização de Pieces of a Woman. São momentos de uma intensidade e execução acima da média, em que a câmara de Mundruczó nos faz circular pela casa de Martha Sean em plano sequência, acompanhando cada momento, desde as primeiras contrações, criando uma tensão tão realista e dolorosa capaz de entorpecer o espectador. Depois do início avassalador, nada terá o mesmo impacto. Segue-se o drama familiar, muitas vezes previsível, e a luta judicial.


A perda de um filho levou à destruição de um casal, quer como família, quer como indivíduos. Nesse aspecto, os protagonistas fazem um excelente trabalho. Shia LaBeouf é o companheiro dedicado que se afunda em vícios após a tragédia. Mas realmente extraordinária é Vanessa Kirby. A actriz transfigura-se de forma especialmente realista durante o parto, entre dores, fraqueza e desespero, bem como nos meses seguintes, deprimida, magoada, desamparada, capaz contudo de fazer valer a sua palavra e a sua vontade. No meio de tanto sofrimento, a vida de Martha ressurge quando as sementes de maçã começam a germinar.

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