O quarto momento do 18.º Doclisboa intitula-se Ficaram Tantas Histórias por Contar e decorre entre 14 e 20 de Janeiro. Radu Jude, Oleg Sentsov e Paula Gaitán são alguns dos realizadores com filmes presentes no programa destes dias.
Destaque para a estreia mundial de Visões do Império, de Joana Pontes, "que propõe uma revisitação ao passado colonial através de arquivos familiares, partindo do seu próprio". A propósito do filme, o Padrão dos Descobrimentos recebe uma sessão especial seguida de uma conversa com a realizadora e alguns convidados. Este espaço junta-se à Culturgest e ao Cinema Ideal para este momento e receberá ainda um ciclo programado pela SOS Racismo no contexto do Cinema de Urgência. O cinema para uma luta anti-fascista é "uma proposta para a reflexão sobre a identidade do sujeito racializado presente no olhar colectivo da nossa sociedade".
Também neste 4.º momento do Doclisboa, serão exibidos títulos como: Numbers, de Oleg Sentsov; The Exit of the Trains, de Radu Jude e Adrian Cioflânc; The Last City, de Heinz Emigholz; Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán; The Dream, de Mohammad Malas; e Unlocking Doors of Cinema, de Nezar Andary.
Toda a programação actualizada em doclisboa.org.
Sem comentários:
Enviar um comentário