sábado, 23 de janeiro de 2021

KINO 2021: Planuras / Flatland (2019)

*4/10* 


Jenna Cato Bass apresenta um western moderno de aventuras inesperadas, conduzido por três mulheres fortes. Flatland (Planuras) está repleto de situações caricatas numa paisagem de beleza decadente, com rumo pouco claro.

"Duas raparigas e um cavalo, no seu encalço segue uma mulher com um revólver, e há demasiados imbecis que se cruzam com elas. Um western selvagem e feminista nas vastas planícies da África do Sul."

Flatland quer ser feminista, mas não passa apenas de feminino, onde todas as mulheres parecem atraídas para personagens machistas, que as pretendem dominar ou humilhar. Natalie e Poppie partem a cavalo em busca da liberdade, mas acabam nos braços do mesmo homem, cheias de ódios e ciúmes mútuos. A detective Beauty quer a justiça a ser cumprida e tanto luta para o conseguir, mas também ela se deixa corromper pelo sistema.

Se, por um lado, Jenna Cato Bass parece querer denunciar abusos e desigualdades entre homens e mulheres, assim como sobre racismo racismo, e fugir dos estereótipos e clichés, também é certo que os encontra todos a meio do caminho e os recebe de braços abertos.

Não fica claro se por sarcasmo e autoparódia ou por ausência de inspiração, certo é que Flatland não pode vingar apenas pelas belas paisagens e pela boa banda sonora.

Sem comentários: