*6.5/10*
"Em 1904, Ësáasi Eweera, o último líder bubi que se opôs ao domínio espanhol na actual ilha de Bioco (Guiné Equatorial), foi detido por guardas coloniais e levado à força para a capital da colónia, onde morreu passados três dias. A sua aldeia natal foi incendiada e a maior parte dos seus habitantes desapareceu. Alguns relatos orais sobreviveram e opuseram-se à versão oficial espanhola, procurando contribuir para uma espécie de memória colectiva emancipada. O filme procura reflectir sobre as lacunas, os silêncios, as contradições e as falsidades sobre os quais assenta normalmente a história colonial."
Javier Fernández Vázquez pretende contrapor a versão oficial, preservada nos arquivos espanhóis, à versão transmitida através da tradição oral, que tem passado de geração em geração na zona de Moka, na ilha de Bioco.
O realizador leva-nos ao local onde terá sido a aldeia dos bubi, o hospital onde se diz ter morrido Ësáasi Eweera, e outros locais, entre filmagens no local ou sobreposições de imagens dos tempos coloniais e da actualidade. Os testemunhos que recolhe revelam bem os fantasmas do colonialismo que continuam a pairar e a marcar o passado de um povo.
Através de fotografias antigas, leitura de documentos oficiais e filmes, Anunciaron tormenta reconstrói as duas versões da História, e regista o que tantos quiseram apagar - ou tiveram medo de contar.
Sem comentários:
Enviar um comentário