sábado, 13 de março de 2021

Curtas de José Pedro Lopes realizadas durante a pandemia exibidas na TV

Zoom In e Um Conto de Natal Pandémico, de José Pedro Lopes, são as duas curtas-metragens portuguesas de terror, filmadas durante a pandemia da Covid-19, que serão exibidas a 15 de Março, às 23h45, na SIC Radical, e a 7 de Abril, às 22h30, no Canal Q, respectivamente.

A ideia resulta de uma colaboração da produtora A Raposa Branca e do realizador José Pedro Lopes (A Floresta das Almas Perdidas), e faz parte de uma trilogia de filmes sobre a pandemia, que integra ainda Quarentenando, lançada do Verão de 2020.

A ideia surgiu durante o primeiro confinamento. O realizador e o actor João Delgado Lourenço resolveram "experimentar fazer um filme através do WhatsApp", contou José Pedro Lopes ao Hoje Vi(vi) um Filme. "Juntou-se a nós a Lília Lopes e então começamos a compor a troca de vídeos romântica que criou Quarentenando (curta exibida na SIC Radical em Junho e disponível agora no Vodafone Indieworld)".

Em Dezembro, deram continuidade à ideia com Conto de Natal Pandémico, "que foi filmado presencialmente, mas com todas as restrições: o actor sozinho no set, a equipa pequena e de máscara preparava tudo antes", adiantou. 

Com o novo confinamento decidiram concluir a trilogia: "Eu, o João e o Paulo Próspero (que produziu os três filmes) escrevemos uma história entre as conversas descontraídas de grupos no Zoom (tão típicas dos nossos confinamentos)". Surgiu assim _Zoom In: Pequenas Maldições entre Amigos, com "um toque de terror", como o realizador gosta.

Com os filmes criados, a equipa apresentou-os aos canais de televisão, que "foram super abertos a dar-nos uma janela para o grande público", elogiou José Pedro Lopes.

Em Zoom In, uma curta-metragem criada à distância, "um grupo de amigos reúne-se por zoom durante o novo confinamento - mas um deles tem um plano maléfico para animar o encontro"Um Conto de Natal Pandémico leva-nos "à noite de Natal de 2020, onde um pai e um filho falam por vídeo sobre uns inquietantes monstros que, aproveitando as ruas vazias, andam a circular no seu bairro".

Mais informações sobre as curtas-metragens na página de Facebook da produtora A Raposa Brancahttps://www.facebook.com/araposabrancaprodutora/.

Sem comentários: