domingo, 11 de abril de 2021

'Dreams from Congo' e 'Particles' vencem 2.ª e 3.ª edições do Moinho Cine Fest

Dreams of Congo, de Victor Ajwang, e Particles, de Sylvia Borges, foram os filmes vencedores das 2.ª e 3ª. edições do Moinho Cine Fest, que aconteceram nos dois últimos fins-de-semana.

Particles, de Sylvia Borges

Na 2ª. edição, que decorreu entre 2 e 4 de Abril, Dreams from Congo conquistou os prémios de Melhor Filme e Melhor Filme Mobil. O filme espanhol Horrorscope, de Pol Diggler, recebeu o prémio para Melhor Micro-metragem; o brasileiro Culpado, de Alexia Malter, foi considerado Melhor Nano-metragem; Invasões Francesas, de César Santos, foi o Melhor Filme Português; Árvore Distorcida I, de Luís Miranda, venceu na categoria de Melhor Nano-metragem Portuguesa; e Memórias Esquecidas, do Rancho Regional de Guifões conquistou os Prémios para Melhor Filme Mobile Português e Melhor Filme Local.

Já na 3ª. edição, que teve lugar de 9 a 11 de Abril, foi o filme-videoclipe Particles, com música  de Olafur Arnalds, o vencedor do Prémio de Melhor Filme. Entre os premiados desta edição está o filme mexicano Camino, de Fausto E. Celis, como Melhor Nano-metragem; o iraniano The Endanger Beauty como Melhor Filme Mobile; Ribeira, de Pypah Santos, como Melhor Filme Português; Gerações, Tradições, de Diogo Figueiredo, como Melhor Nano-metragem Portuguesa; Selfie, de Paulo Fajardo, como Melhor Filme Mobile Português; o filme sul-africano Fowl Goblin, de Samantha Nortje, como Melhor Animação; o filme americano The Shallow Pond, de Clay Thomas, como Melhor Documentário; The Grid, de Sebastian Bolenius, como Melhor Filme Experimental; o brasileiro Freedom, de Yuri Sardenberg, como Melhor Ficção; Another Place, de Anna Radchenko e Jeremy Schaulin-Rioux, com música de Bastille e Alessia Cara, como Melhor Videoclipe; e o filme italiano Welcome to Milan como Melhor Filme de Moda.

Os jurados da 3.ª edição do Moinho Cine Fest atribuíram ainda Menções Honrosas ao filme britânico Dog’s Life, de Edoardo Maria Brighenti, e aos filmes sul-africanos Flower in the Subway, de Christine Le Clézio, e Dassie, de Kayley Wagner e Abdullah Akram.

Mais informações sobre o festival em https://www.moinhocinefest.com/.

Sem comentários: