segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ciclo 'A Grande Arte no Cinema' regressa às salas no Dia Internacional dos Museus

O ciclo de documentários A Grande Arte no Cinema regressa às salas a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, com o filme Van Gogh - Entre o Trigo e o Céu, e prolonga-se até Agosto, sendo o último filme, Monet - Magia de Luz e Água

O ciclo é composto por um conjunto de documentários dedicados à arte mundial e aos seus autores, combinando vida e obra dos artistas, bem como a dimensão das suas obras. Bernini, Michelangelo, Monet, Klimt, Tintoretto e Van Gogh são alguns dos nomes em destaque.

As sessões decorrem no UCI Cinemas El Corte Inglés (Lisboa), Cinema da Villa (Cascais) e no UCI Arrábida (Porto), entre 18 de Maio e 26 de Agosto.

Programa: 

18, 19 e 20 de Maio 

Van Gogh - Entre o Trigo e o Céu

Giovanni Piscaglia

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior coleccionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller que detinha quase 300 das suas obras.


1, 2 e 3 de Junho 

Tintoretto - Um Rebelde em Veneza

Giuseppe Domingo Romano 

Conheça Veneza através das telas de Tintoretto, e explore a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século XVI: Tintoretto, Ticiano e Veronese.


15, 16 e 17 de Junho 

Michelangelo - Infinito

Emanuele Imbucci 

Michelangelo - Infinito é o primeiro filme de arte sobre o génio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti.


29, 30 de Junho e 1 de Julho

Palladio - O Espetáculo da Arquitetura

Giacomo Gatti 

As obras do revolucionário arquiteto renascentista, observadas por quem hoje as estuda, vive e preserva para as gerações futuras.


13, 14 e 15 de Julho

Bernini - O Êxtase da Forma

Francesco Invernizzi

A seleção de mais de 60 obras expostas na Villa Borghese em Roma tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini. Cinco séculos passaram desde o nascimento dos grupos escultóricos do artista e, através de imagens exclusivas, os protagonistas desta exposição analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo.


27, 28 e 29 de Julho 

Klimt & Schiele. Eros e Psique

Michele Mally 

Um momento florescente para a arte, a literatura e a música, no qual circulavam novas ideias e cujos trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam lugar no mundo.


10, 11 e 12 de Agosto 

O Museu do Prado

Valeria Parisi 

A primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo.


24, 25 e 26 de Agosto 

Monet - Magia de Luz e Água

Giovanni Troilo 

Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, génio do Impressionismo, estão expostas.

Sem comentários: