A 5.ª edição do Mental - Festival da Saúde Mental acontece de 20 a 28 maio, no Cinema São Jorge, Atmosfera M e Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
A M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens reúne um conjunto de 14 filmes seleccionados através da Open Call 2021, originários de diversas partes do mundo e com uma temática sempre relacionada com a saúde mental. Catarina Belo, programadora do M-Cinema, explica que há "novas perspetivas sobre o que é a saúde mental e como esta pode ser retratada. Apesar de haver muitos filmes sobre doenças do foro psicológico específicas, muitos são aqueles que falam da saúde mental num contexto do quotidiano e generalizado, que todo o público se poderá identificar." Também a pandemia da Covid-19 começa a ter impacto nos temas abordados, "dos confinamentos e do impacto que estes têm em muita da população, principalmente sobre as camadas mais desprotegidas ou com mais probabilidades de ficarem profundamente afetadas pelo isolamento e/ou falta de apoio(s)", acrescenta a programadora.
A propósito, o vencedor da selecção M-Cinema foi A Cor da Sombra (The Colour of Shadow), filme norueguês de Martin A. Walther, que reflecte sobre o encerramento dos centros de apoios a adictos e dependentes em Oslo durante o confinamento da Covid-19, colocando várias pessoas na rua sem apoio e tratamentos. As sessões M-Cinema: Mostra Internacional de Curta Metragens acontecem no Cinema São Jorge, de 21 a 23 de Maio, em três sessões. Os horários serão anunciadas em breve.
M-Talks: Ecoansiedade, a Depressão e a Somatização
A M-Talk sobre a Ecoansiedade conta com a moderação de Cristina Esteves (Jornalista e Apresentadora da RTP) e a participação de Nuno Colaço (Doutorado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca e Psicólogo Clínico nos Serviços Clínicos dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa), Beatriz Lourenço (Médica Psiquiatra, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com Mestrado Integrado em Medicina) e Sérgio Viana (vogal da Direcção da DRC da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde). O filme que serve de base a esta M-Talk será No Coração da Escuridão (First Reformed), de Paul Schrader.
A conversa sobre Somatização é moderada por João Vasco Almeida (Jornalista, Presidente e Director-geral da editora A Rossio) e conta com as intervenções de Miguel Ricou (Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses e representante Português no Board of Ethics da EFPA), Sílvia Ouakinin (responsável pelo apoio psiquiátrico ao Serviço de Hemato-Oncologia do Hospital CUF Tejo) e Maria João Barros (Psicóloga, Psicoterapeuta e jurada residente do Festival Mental). O filme que acompanha esta sessão será anunciado em breve.
A última M-Talk é sobre Depressão e será moderada por Vanessa Augusto (Radialista da Antena 3). Conta com as participações de Alexandra Antunes (Integra a Direcção da Ordem dos Psicólogos Portugueses como vogal e exerce funções como Psicóloga Clínica na Unidade Local de Saúde de Matosinhos- Hospital Pedro Hispano), Ricardo Gusmão (Psiquiatra, Investigador no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e dirige o Lab Wellbeing, Depression and Suicide Prevention integrado no Laboratório Associado ITR) e Inês Amaro (Psicóloga Clínica e membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções). O filme temático será Manchester by the Sea, de Kenneth Lonergan.
A programação do Festival Mental 2021 será anunciada ao longo das próximas semanas e contará com eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro e literatura, juntando-se ainda o Mental Júnior e o Mental Jovem, dada a importância de falar da saúde mental também com os mais novos.
Mais informações em https://mental.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário