terça-feira, 11 de maio de 2021

Queer Lisboa assinala Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com sessão especial

O Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer vai assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com uma sessão do filme Famille Tu Me Hais, de Gaël Morel, no dia 17 de Maio, no Cinema São Jorge.

Esta sessão marca o início das celebrações do 25.º aniversário do festival, e terá lugar pelas 18h30 na Sala Manoel de Oliveira. A entrada é gratuita mediante o levantamento de bilhete, no próprio dia, na bilheteira do cinema.

Famille Tu Me Hais (2020) é o documentário que marca a estreia do actor e realizador Gaël Morel no registo documental, e confronta-nos com sete testemunhos de episódios quotidianos de homofobia e transfobia no seio familiar. O projecto surgiu do envolvimento de Morel com a associação Le Refuge, que acolhe jovens LGBTQI+ em situações de emergência doméstica, que tem registado um grande aumento de pedidos de ajuda nos últimos anos.

De regresso ao modo presencial, o 25.º Queer Lisboa acontece entre 17 e 25 de Setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, e o 7.º Queer Porto tem lugar entre 12 e 16 de Outubro, no Teatro Rivoli, "Casa Comum" da Reitoria da Universidade do Porto e Maus Hábitos.

As submissões de filmes continuam abertas até dia 30 de Maio de 2021. Mais informações sobre os festivais em http://queerlisboa.pt/.

Sem comentários: