A 17ª edição do FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema acontece entre 4 e 11 de Outubro, em Espinho, e volta a estender-se às cidades do Porto (Cinema Trindade) e Lisboa (Culturgest). Em foco estará a obra de Isabel Coixet.
A cineasta catalã "rapidamente se tornou numa figura singular na cinematografia espanhola, fugindo a muitos dos estereótipos e discursos tradicionais do cinema local", refere a organização. Coixet é uma defensora da luta pela igualdade de género na indústria cinematográfica, e é uma das fundadoras e Presidente Honorária da EWA – European Women’s Audiovisual Network. O ciclo que o FEST lhe dedica vai exibir as longas-metragens Ninguém Quer a Noite (2015), A Livraria (2017), Ayer No Termina Nunca (2013), Learning to Drive (2014), A Minha Vida Sem Mim (2003), A Vida Secreta das Palavras (2005) e Elegia (2008); e a curta No Es Tan Fria Siberia (2016).
Este ano, regressa ainda a secção profissional do festival com um ciclo de masterclasses orientadas por profissionais de diversas áreas do cinema e audiovisual em formato presencial (no Multimeios de Espinho), com transmissão em simultâneo para o online. Em sala, mantêm-se as competições principais do festival (Lince de Ouro, Lince de Prata, Grande Prémio Nacional, NEXXT e FESTinha).
Isabel Coixet |
Ao mesmo tempo e em formato digital, acontecerá a 10.º edição do FEST - Pitching Forum, que permite que cineastas apresentem os seus projectos em desenvolvimento a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo, abrindo portas na industria cinematográfica. A direcção do Pitching Forum está a cargo do agente de talentos Tim Corrie e ao produtor Paul Miller. As inscrições para o FEST - Pitching Forum estão abertas até 30 de julho.
Para já, o FEST organiza um ciclo de conferências, para debater alguns temas pertinentes do presente e futuro do cinema global, que acontece nos dias 19, 20, 22 e 23 de Julho. As conversas serão online e terão acesso gratuito.
Sem comentários:
Enviar um comentário