25-abril-billboard

sexta-feira, 25 de junho de 2021

MOTELx Vai ao Nimas: Mas Porque É Que Não Morres?! / Why Don't You Just Die! (2018)

*6/10*


Mas Porque É Que Não Morres?! (Why Don't You Just Die!), de Kirill Sokolov, é um filme de terror sangrento repleto de humor negro e um circulo de relações e ajustes de contas inesperados. A corrupção, os abusos e até um pouco de amor são os elementos que combinam com o vermelho que predomina no ecrã.

"O jovem Matvei bate à porta de casa dos pais da namorada Olya armado com um martelo. O pai desta, Andrei, abre-lhe a porta e convida-o a entrar, sem desconfiar das suas intenções. Sentados à mesa e em conversa, Matvei descobre que Andrei, para além de ser o pior pai do Mundo, é também detective da polícia. Começa aqui um jogo sangrento de gato e rato de final imprevisível."

Mas Porque É Que Não Morres?! tem uma estética bem marcada, de cores vivas e padrões garridos (a direcção artística tem um papel fundamental para a personalidade da longa-metragem), a contrastar com o rasto de morte que vai deixando; os movimentos de câmara são intrusivos e impactantes, numa aproximação às personagens, fazendo-nos quase entrar para o outro lado do ecrã; ao mesmo tempo, a montagem revela-nos, aos poucos, cada segredo do enredo, mantendo o suspense e tornando cada vez mais surreal o labirinto de mal-entendidos e mentiras em que Matvei se vê preso.


Qual faroeste, a sala de estar de Andrei é o centro da acção e tudo se passa em seu redor, com os vestígios de destruição e morte visíveis por todo o lado. Poucos argumentos, muita ganância e um núcleo familiar disfuncional - a todos os níveis - resultam nesta primeira longa-metragem de Kirill Sokolov: cheia de violência, exageros e gargalhadas nervosas.

Sem comentários: