A versão restaurada do filme Maria do Mar, de Leitão de Barros, será apresentada no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, no dia 12 de Junho, às 20h00, numa iniciativa da Cinemateca Portuguesa e do São Luiz Teatro Municipal. O filme foi estreado nessa mesma sala a 20 de Maio de 1930.
A sessão conta o acompanhamento musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, que interpreta a partitura original composta por Bernardo Sassetti e encomendada pela Cinemateca Portuguesa, em 2000.
"Maria do Mar é um notável trabalho de integração da paisagem marítima e a vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias por causa da morte de um pescador, provocada acidentalmente por outro. Serão os filhos que, com o seu amor, irão reconciliar as famílias."
A apresentação de Maria do Mar marca o arranque do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca, no âmbito do programa EEAGRants 2020-2024, para a digitalização do cinema português relacionado com o mar, integrando ainda o programa A Season of Classic Films, da Association des Cinemathèques Europeénnes.
Sem comentários:
Enviar um comentário