25-abril-billboard

quarta-feira, 14 de julho de 2021

FEST lança conferência online 'The Future of Cinema' entre 19 e 23 de Julho

O FEST lança a conferência online The Future of Cinema, que acontece entre os dias 19 e 23 de Julho. O evento vai abordar tópicos como A Inteligência Artificial em Cinema, o uso da Tecnologia Blockchain, e os novos sistemas de Produção Virtual. O acesso é livre, mediante inscrição através do site do evento

As mudanças que a pandemia veio trazer à indústria cinematográfica, o aumento do peso das plataformas de streaming, e a reinvenção das salas de cinema, produtores e distribuidores; e o sem número de novas tecnologias que têm trazido ao mercado novas ideias, possibilidades ou formas de trabalhar, são algumas das premissas que o FEST quer abordar na conferência The Future of Cinema.

Com duração de quatro dias, o evento dividir-se-á em duas categorias: o Futuro e o Presente. A primeira acontece nos dias 19 e 20 de Julho, e contará com as intervenções de Jamie Mossahebi, produtor de cinema e televisão da Epic Games; Maria Tanjala, fundadora da Filmchain; e Martin Dale, jornalista na Variety. A segunda tem lugar a 22 e 23 de Julho, e tem como focos centrais o programa Europa Criativa e o colapso dos timings de distribuição e subsequente impacto nas salas de cinema, com oradores como Jon Croker, guionista de Paddington 2; Melody London, editora de Down by Law; e Nuno Fonseca, do Instituto Português do Cinema.

O programa completo e lista de oradores confirmados poderá ser consultado em www.fest.pt. As inscrições podem ser feitas em https://vp.eventival.com/fest/2021.


PROGRAMA THE FUTURE OF FILM —CONFERÊNCIA ONLINE

19 – 20 Julho - Future

19 Julho . 11h00 (CEST)

O FUTURO DOS CINEMAS E FILMES INDEPENDENTES

"A pandemia veio acelerar um sem número de mudanças que já decorriam no ecossistema do cinema. Mas que efeito terão estas mudanças para os cinemas e filmes independentes?

Qual é o futuro do cinema? Qual o seu papel na sociedade? Como nos poderemos comportar quando as restrições forem levantadas? Especula-se que as salas de cinema passarão a ter outra função para além de apenas exibirem filmes — mas qual? E como será que os cinemas conseguirão trazer as audiências de volta às salas?"

Com: Martin Dale, Jornalista da Variety. Moderado por Paul Miller, Produtor.


19 Julho 15h00 (CEST)

COMO IRÁ A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MUDAR A INDÚSTRIA?

"Isto não é o futuro: a Inteligência Artificial já representa o presente da nossa indústria cinematográfica. Em vez de a recearmos, é importante que estejamos cientes do que ela nos pode proporcionar.

Os sistemas baseados em Inteligência Artificial são capazes de oferecer relatórios sobre uma série de etapas importantes para a realização de um filme. Estes sistemas analisam conteúdo, como as emoções. Analisam também se um filme deverá ser apresentado a grandes audiências ou apenas a um grupo específico do público. Para além disto, a Inteligência Artificial também ajuda a escolher os atores, as estratégias de marketing que devem ser utilizadas e, notavelmente, a prever o sucesso comercial de um filme.

Contudo, será que a Inteligência Artificial pode representar um ameaça e, possivelmente, vir a eliminar a verdadeira criatividade no cinema? Como podemos aproveitar esta ferramenta de forma a melhorar a comunidade cinematográfica?"

Com: Sami Arpa, fundador e director da Largo; Tobias Queisser, cofundador e director da Cinelytic. Moderado por Jorge Pereira, Jornalista.


20 Julho 11h00 (CEST)

VIRTUAL PRODUCTION — UMA REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA

"Está previsto que, daqui a cinco anos, a maioria das produtoras de cinema irá utilizar uma ou mais ferramentas de produção virtual.

A produção virtual ainda é um mistério para a maioria da indústria cinematográfica. Explorar as suas capacidades e potencial, assim como preparar atores para o que está para vir, será um passo essencial nos próximos anos.

A tecnologia tem, atualmente, um custo de instalação muito elevado. Porém, é esperado que se torne significativamente mais acessível no próximo ano, de forma a que a sua utilização não seja apenas acessível às grandes produções, mas também aos filmes independentes, conferindo-lhes flexibilidade e potencial para reduzir os custos de produção e, ao mesmo tempo, abrir novas fronteira para a criatividade."

Com: Jamie Mossahebi, Produtor de Virtual Production na EPIC GAMES; Johannes Wilke, Produtor Executivo na Glassbox Technologies; Alex Stolz, Consultor de cinema.

Moderado por Bjorn Stockleben, professor de comunicação.


20 Julho 15h00 (CEST)

BLOCKCHAIN: A GRANDE APOSTA DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA?

"A tecnologia de blockchain tem potencial para revolucionar a indústria de cinema, desde a distribuição até ao financiamento. Que implicações terá no mundo do cinema?

Ferramentas práticas, como uma maior eficiência na gestão de direitos ou a recuperação de investimentos já estão a ser implementadas. Outras, como a distribuição em blockchain, também estão a dar os seus primeiros passos. Será que a implementação será mais rápida do que o esperado, devido à rutura do modelo de negócio por parte da pandemia, ou existirão outras possibilidades?"

Com: Irina Albita, fundadora da FILMCHAIN; Sam Klebanov, produtor & distribuidor para a Maywin Media; Florian Gltaz, Presidente da Associação Alemã de Blockchain.

Moderado por Jorge Pereira, Jornalista.


22 – 23 Julho - Present

22 Julho 11h00 (CEST)

O COLAPSO DAS JANELAS DE DISTRIBUIÇÃO

"Mudanças sistémicas no panorama dos media e o comportamento das audiências, que já se encontravam em alteração, foram aceleradas pela pandemia.

Estará na hora de criar um novo modelo para a distribuição de filmes? Como chegar às audiências, maximizar as receitas, e lançar filmes num mundo pós-pandemia e pós-streaming? Por fim, qual será o papel do distribuidor neste novo meio?"

Com Brian Newman, fundador da SUB-GENRE; Nuno Fonseca, do ICA. Moderado por Jorge Pereira, Jornalista.


22 Julho 15h00 (CEST)

NEW CREATIVE EUROPE PROGRAMME 2021-2027

"O ano novo traz um programa renovado da Creative Europe 2021 - 2027, com mais apoio e financiamento aos setores culturais e criativos. Com um orçamento dedicado de mais de €2.4 biliões, cineastas e artistas terão de navegar as diretrizes da Creative Europe de forma a encontrar as melhores oportunidades para os seus projetos.

Esta sessão dará uma visão geral do programa, assim como o rumo que levará nos próximos anos."

Com: Susana Costa Pereira, Executive Coordinator at Creative Europe Desk Portugal


23 Julho 11h00 (CEST)

GUIONISMO - COMO SABEMOS TER TERMINADO?

"Primeira parte da conferência sobre como terminar um projeto criativo.

Esta conferência em duas partes começa com a escrita de guiões. Escrever é reescrever... e reescrever e reescrever. Revisões são partes cruciais do processo de escrita, mas por vezes pode ser complicado saber quando pousar a caneta."

Com: Jon Croker, guionista (Paddington 2); Tim Corrie da United Agents. Moderado por Paul Miller, Produtor.


23 Julho 15h00 (CEST)

EDIÇÃO - COMO SABEMOS TER TERMINADO?

"Segunda parte da conferência sobre como terminar um projeto criativo.

Editar é reeditar... e reeditar e reeditar. Alterações são uma parte crucial do processo de edição, mas por vezes é complicado saber quando parar. Nesta conferência vamos falar sobre terminar um filme, como confiar na intuição, e encontrar o 'Fade to Black'."

Com: Mathieu Darras, consultor de filmes & actores; Melody London, editora (Down by Law, Mystery Train).

Moderado por Paul Miller, Produtor.

Sem comentários: