25-abril-billboard

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Porto/Post/Doc 2021: "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" de 20 a 30 de Novembro

A 8.ª edição do Porto/Post/Doc acontece entre os dias 20 e 30 de Novembro, e vai pôr em debate as questões climáticas, sociais, políticas e ideológicas, em especial desde o surgimento da pandemia. Ideias para Adiar o Fim do Mundo é o tema que comanda a programação do festival em 2021.

Esta será também a temática orientadora do Fórum do Real, que integrará três painéis dedicados aos temas: A Terra, com moderação da jornalista Raquel Ribeiro; A Comunidade, com moderação do jornalista Abel Coentrão; e A Liberdade, com moderação do jornalista Ricardo Alexandre.

Inspirado no livro homónimo de Ailton Krenak, o programa Ideias para Adiar o Fim do Mundo pretende, tal como o activista e pensador indígena, "encontrar um paradigma inclusivo e promover uma acção conjunta e informada de conhecimento e humanismo". Será uma viagem por "ideias alternativas ao consumismo, desejos de uma realidade onde se derretem as diferenças e que alargam as formas de pensar a existência humana". Este programa inclui filmes como White Cube, de Renzo Martens; Who We Were, de Marc Bauders; Demain, de Cyril Dion e Mélanie Laurent; Nuestra voz de tierra, memoria y futuro, de Marta Rodríguez e Jorge Silva; e Antropocene: The Human Epoch, de Jennifer Baichwall. Junta-se ainda um programa de curtas-metragens que integra três trabalhos de Rosa Barba (Aggregate States of Matters, Bending to Earth e Disseminate and Hold) e Birds In the Earth, de Marja Helander

A abrir o Porto/Post/Doc 2021 estará um cine-concerto de homenagem ao cinema português: Maria do Mar, de José Leitão de Barros, musicado ao vivo pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original de Bernardo Sassetti. A cópia restaurada é apresentada em estreia no Porto, numa parceria entre o festival, a Cinemateca Portuguesa, a Casa Bernardo Sassetti e o Teatro Municipal do Porto.

O Porto/Post/Doc terá lugar no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Tal como em 2020, o festival contará ainda com uma extensão ao online, onde será possível assistir a grande parte dos filmes seleccionados. 

Mais informações em http://portopostdoc.com/.

SELECÇÃO IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

Aggregate States of Matters, Rosa Barba, Perú, Alemanha, 2019, DOC., EXP., 18'

Anthropocene: The Human Epoch, Jennifer Baichwal, Nicholas de Pencier, Edward Burtynsky, Canadá, 2018, DOC., 87'

Bending to Earth, Rosa Barba, EUA, Alemanha, 2015, DOC., EXP., 11'

Birds In The Earth, Marja Helander, Finlândia, 2018, DOC., 11'

Demain, Cyril Dion, Mélanie Laurent, França, 2015, DOC. 120'

Disseminate and Hold, Rosa Barba, Alemanha, 2016, DOC., EXP., 32'

Nuestra voz de tierra, memoria y futuro, Marta Rodríguez, Jorge Silva, Colômbia, 1981, DOC., 108'

White Cube, Renzo Martens, Holanda, Bélgica, DR Congo, 2020, DOC., 78'

Who We Were, Marc Bauder, Alemanha, 2021, DOC., 114'

Sem comentários: