25-abril-billboard

sábado, 28 de agosto de 2021

MOTELx 2021: Programação Completa

O MOTELx 2021 anunciou a programação completa da sua 15.ª edição, que terá lugar de 7 a 13 de Setembro, em Lisboa, após o anúncio das primeiras confirmações, bem como dos filmes na corrida para o Prémio MOTELx.

The Night House, de David Bruckner

The Night House, de David Bruckner, protagonizado por Rebecca Hall, será o Filme de Encerramento desta edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A longa-metragem conta a "história de uma viúva que tenta ultrapassar o suicídio do marido, no lago junto à casa de sonho que construíram juntos. Enquanto procura dar significado à sua vida, é atormentada por visões perturbadoras e pela sensação que existe um mistério ainda maior por descobrir".

Na secção Serviço de Quarto, juntam-se mais filmes aos já anunciados: Sweetie, You Won’t Believe It, de Ernar Nurgaliev (Cazaquistão); Three, de Pak Ruslan (Cazaquistão, Coreia do Sul e Uzbequistão); Gaia, de Jaco Bouwer (África do Sul); The Night, do iraniano Kourosh Ahari; Mad God, de Phil Tippett; Willy’s Wonderland, de Kevin Lewis, com Nicolas Cage; Fukushima 50, de Setsurô Wakamatsu; e After Blue, do francês Bertrand Mandico.

Ao programa Fúria Assassina - Mulheres Serial Killer, que quer desconstruir o estereótipo da representação masculina nos filmes de terror, junta-se Office Killer (1997), de Cindy Sherman, que conta a história de uma mulher que começa por assassinar os seus colegas de trabalho homens, guardando os cadáveres na cave de casa. 

In the Earth, de Ben Wheatley

Na Competição de Longas Europeias, destaque para In the Earth, de Ben Wheatley. Já à secção Doc Terror, junta-se o documentário sobre Folk Horror, Woodlands Dark and Days Bewitched: A History of Folk Horror, de Kier-La Janisse.

Haverá ainda espaço para três debates sobre algumas das temáticas presentes no MOTELx 2021: o painel Making Genre - From Concept to Distribution, que junta os produtores Josh C. Waller, Camille Gatin, Elan Gale, Emily Gotto (Shudder/AMC) e Molly Quinn, para discutir o processo geral da criação de filmes de género, no dia 11 de Setembro, às 15h30; o painel Fúria Assassina, moderado pela jornalista Carolina Franco (Gerador), conta com a actriz e realizadora Ana Moreira, a crítica de cinema Inês N. Lourenço, o professor e investigador Jorge Martins Rosa, e o director artístico e programador do festival João Monteiro, também no dia 11, pelas 17h30; e, no dia 12, a partir das 17h00, uma conversa com a dupla produtor/realizador portuguesa Tino Navarro e Joaquim Leitão, autores da trilogia inacabada sobre a guerra do Ultramar que marca presença no festival com as longas-metragens Inferno (1999) e 20,13 Purgatório (2006), na secção Quarto Perdido, .

Ao programa do Warm-Up (2 a 4 de Setembro) já anunciado - os espectáculos Rapsodo e Vizões do Ego - Uma Encenação Pictórica de Edgar Pêra -, junta-se, no dia 4, às 21h30, a habitual sessão de cinema ao ar livre, no Largo Trindade Coelho, com a comédia de terror Bubba Ho-Tep (2002), de Don Cascarelli. "Bruce Campbell no papel de Elvis Presley e Ossie Davis de John F. Kennedy enfrentam uma múmia egípcia que se apodera das almas dos utentes de um lar de idosos".

Mais informações sobre o MOTELx 2021 em https://www.motelx.org/.

Sem comentários: