25-abril-billboard

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Estreias da Semana #474

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses seis novos filmes, entre eles a mais recente longa-metragem de Woody Allen, Rifkin's Festival. Contam-se também mais três estreias nas plataformas de streaming.

Agente Haxe (2020)
La Daronne
Patience Portefeux (Isabelle Huppert) trabalha na polícia como intérprete de francês e árabe, especializada em escutas telefónicas na unidade de narco-tráfico. O trabalho é duro, mal pago e nem o pequeno romance com o comandante o torna mais entusiasmante. Um dia, ao escutar traficantes procurados, apercebe-se de que um deles é filho da mulher que toma conta da sua mãe. Decide protegê-lo e dá por si no meio de uma rede de droga. Quando mete as mãos num grande carregamento de haxixe, com a ajuda do seu novo parceiro, um antigo cão-polícia, aproveita a oportunidade e torna-se a Agente Haxe, uma dealer por grosso, graças à sua experiência de campo e toda a informação privilegiada que consegue no trabalho.

Até à Morte (2021)
Till Death
Emma (Megan Fox) sente-se presa num casamento moribundo. Como surpresa para o 10.º aniversário, o marido leva-a até uma casa isolada à beira de um lago onde prepara um serão romântico. Antes que Emma tenha tempo para fazer perguntas, Mark algema-se a ela, levanta uma arma e dá um tiro na cabeça. Emma fica em choque. Coberta pelo sangue do marido, tenta perceber o que aconteceu e como sair daquela situação. Dá por si presa na casa do lago, no meio do nada, em pleno Inverno, sem roupa para trocar, sem telefone para pedir ajuda, sem um carro que funcione, sem objetos que lhe permitam libertar-se do corpo e das algemas. Mas esse é apenas o início do plano retorcido de Mark... Será Emma capaz de enfrentar o seu pior pesadelo e libertar-se finalmente – e literalmente – do seu casamento morto?

Copshop - Não Fazemos Prisioneiros (2021)
Copshop
Através do deserto do Nevada, num carro cravado de balas, o vigarista Teddy Murretto traça um plano para se esconder do assassino Bob Viddick: espancar a agente da polícia Valerie Young para ser preso e encarcerado na esquadra de uma pequena cidade. Mas a prisão não pode proteger Murretto por muito tempo, e Viddick em breve planeia o seu próprio caminho para a detenção e acaba numa cela próxima. A chegada de outro assassino lança o caos total e as ameaças crescentes forçam Viddick a ser criativo se quiser terminar o trabalho e escapar à situação explosiva.

Nova Ordem (2020)
Nuevo Orden
Num futuro próximo, um levantamento popular na Cidade do México interrompe um casamento que se realiza na propriedade de uma família rica. Assim que os motins são reprimidos e o exército mexicano usa a desordem causada como pretexto para estabelecer uma ditadura, a família descobre que a noiva desapareceu e tenta chegar a acordo com os militares para que ajudem a encontrá-la.

Rifkin's Festival (2020)
O cinéfilo Mort Rifkin (Wallace Shawn) acompanha a mulher, a assessora de imprensa Sue (Gina Gershon), ao Festival de Cinema de San Sebastián, em Espanha, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe (Louis Garrel), não seja meramente profissional. Mort espera ainda aliviar a pressão que sente para escrever um primeiro romance que corresponda aos seus exigentes padrões. Aqui, Mort deixa-se envolver pelos clássicos do cinema de mestres como Bergman, Fellini, Godard, Truffaut e Buñuel, sobre os quais deu aulas na faculdade. O encantamento de Sue por Philippe e o desdém de Mort por este, prejudicam a já desgastada relação conjugal. A disposição de Mort só melhora quando conhece a Dra. Jo Rojas (Elena Anaya), uma alma gémea a quem o casamento com o intempestivo pintor Paco (Sergi López) também traz sofrimento. Enquanto Sue passa os dias com Philippe, a relação entre Mort e Jo aprofunda-se e ele reaviva o amor pelo cinema clássico. Ao reflectir sobre a sua vida através do prisma desses grandes filmes, Mort encontra uma renovada esperança no futuro.

Silêncio - Vozes de Lisboa (2020)
Documentário que tem uma Lisboa gentrificada como pano de fundo. Seguindo os passos de Céline – uma estrangeira "local" que vive há 20 anos em Portugal – conhecemos Ivone Dias e Marta Miranda, duas artistas de diferentes gerações que lutam pela sobrevivência da sua arte e comunidade. A linguagem que partilham é o fado, um estilo de música tradicional que fala sobre a dureza da existência humana. Com as letras de fado a transportar-nos através da história, o filme explora a relação entre os fadistas e o mundo, sempre em mudança, que os envolve.

Netflix Portugal

Estreou a 22 de Setembro:

Intrusão (2021)
Intrusion
Quando um marido e uma esposa se mudam para uma pequena cidade, uma invasão deixa a esposa traumatizada e desconfiada de que as pessoas à sua volta podem não ser quem parecem.

Estreia a 24 de Setembro:

O Estorninho (2021)
The Starling
Uma mulher, que se ajusta à vida depois de uma perda, ocupa o seu tempo com um pássaro combativo que tomou conta do seu jardim - e com um marido que luta por encontrar um caminho.

Amazon Prime Video

Estreia a 24 de Setembro:

Birds of Paradise (2021)
Birds of Paradise acompanha a história de Kate Sanders, uma ambiciosa, sobredotada, mas algo maria-rapaz, aspirante a bailarina da Virgínia que, por ter poucos recursos financeiros, consegue uma bolsa para frequentar uma prestigiada Academia de Ballet Parisiense. Lá, a sua confiança e estabilidade emocional são postas à prova pela colega Marine Durand. Após o confronto inicial, a relação de ambas evolui para um novo patamar emocional e para uma união competitiva assente em mentiras e num despertar sexual, que culmina num forte desgaste, à medida que arriscam tudo para conseguir um lugar na Ópera de Paris. 

Sem comentários: