oportunidades-billboard

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Festa do Cinema Francês 2021 anuncia programa completo

A 22.ª edição da Festa do Cinema Francês já tem programa fechado. Aos destaques já anunciados, junta-se um programa dedicado às novas vozes do cinema francês (em parceria com a ACID), um ciclo de cinema Fantástico, o programa Segunda Chance, que dará uma segunda oportunidade a filmes estreados durante a pandemia, e uma programação escolar e infanto-juvenil. 

Os dois filmes em estreia nacional - que integraram a selecção da ACID em Cannes - são Um Verão na Córsega, de Pascal Tagnati, sobre as relações e segredos familiares, e Autárquica, de Thomas Paulot, uma comédia sobre a política autárquica e a manipulação em tempo de eleições. 

O cinema fantástico chega pela primeira vez à Festa com uma selecção de cinco filmes: A Hora de Saída, de Sébastien Marnier, é um thriller interpretado por Laurent Lafitte, um professor substituto que tem de lidar com os planos de uma misteriosa turma de alunos prodígios; Elle, de Paul Verhoeven, narra a história de Michèle Leblanc (Isabelle Huppert), uma mulher de negócios bem sucedida, vítima de abuso sexual, que mantém uma relação com o seu agressor; Mandíbulas, o mais recente filme de Quentin Dupieux; Evolução, de Lucile Hadzihalilovic; e Clímax, de Gaspar Noé

A Festa do Cinema Francês irá recuperar 16 filmes estreados em período de pandemia e trazê-los novamente para o público. Miss, de Ruben Alves, Os Miseráveis, de Ladj Ly, A Troca das Princesas, de Marc Dugain, Doutor?, de Tristan Séguéla, Annette, de Leos CaraxRetrato De Uma Rapariga Em Chamas, de Céline Sciamma, ou O Homem Que Vendeu a Sua Pele, de Kaouther Ben Hania, entre outros.

A fechar o programa deste ano, a secção de cinema familiar e infanto-juvenil será composta por seis filmes de produção recente: Fahim, de Pierre-François Martin-Laval; Gagarine, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh; O Espaço Entre Nós, de Alice Winocour; Um Príncipe Em Apuros, de Michel Hazanavicius; Uma Pequena Mentira, de Julien Rappeneau; e Voo Para A Liberdade, de Nicolas Vanier.

A 22.ª edição do festival decorrerá nas seguintes datas: Lisboa (7 a 20 de outubro), Almada (12 a 16 de outubro), Oeiras (9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro), Coimbra (12 a 16 de outubro), Porto (19 a 27 de Outubro), Braga (21 a 24 de outubro), Évora (28 a 31 de outubro), Viseu (28 a 31 de outubro) e Faro (21 a 24 de outubro). A Festa do Cinema Francês complementa-se com um programa especial online, em parceria com a plataforma Filmin.

Mais informações em https://www.festadocinemafrances.com/.

Sem comentários: