25-abril-billboard

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

FEST 2021 fecha programa com Irvine Welsh, Tony Grisoni e Tetsuo Nagata em Espinho

A 17.ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema já tem programa fechado, com o anúncio de presenças de destaque e outras novidades.

De regresso ao Multimeios de Espinho, estará um alargado programa de actividades profissionais. No Training Ground estarão a cineasta Isabel Coixet, o escritor Irvine Welsh, o argumentista Tony Grisoni, o director de fotografia Tetsuo Nagata, a consultora de cinema Dörte Schneider e o editor de som Eddy Joseph

O programa PRO completa-se com dias temáticos que olham para o presente e futuro da indústria cinematográfica: Dia de Produção Virtual, que contará com masterclasses dedicadas ao tema, orientadas pela produtora da Epic Games, Nancy Xu, e o produtor executivo da Glassbox Technologies, Johannes Wilkes; e o dia dedicado à Representação e a Relação Actor/Realizador, que conta já com as confirmações da directora de casting Nancy Bishop e a acting manager Caprice Crawford.

O tema central desta edição do FEST é a Esperança, onde será incorporado um olhar transversal pelas obras de cineastas emergentes da actualidade, nas competições do Lince de Ouro e Lince de Prata; uma selecção de obras produzidas em Portugal, no Grande Prémio Nacional; e uma retrospectiva do trabalho da realizadora catalã Isabel Coixet em Espinho e na Culturgest, em Lisboa. A Catalunha será o destaque na secção Flavours of the World, que integrará dois programas de curtas dedicados ao potencial criativo da região.

O FEST vai ainda receber a antestreia dos dois primeiros episódios de Capitães do Açúcar, série realizada pelo espinhense Ricardo Leite, a estrear em breve na RTP. A série retrata um grupo de estudantes das Belas Artes do Porto, que se envolvem num esquema de produção e distribuição de uma substância psicotrópica chamada Açúcar. De destacar também é o filme de encerramento, The Sacred Spirit, de Chema Garcia Ibarra.

A 17.ª edição do FEST acontece entre 4 e 11 de outubro nas cidades de Espinho, Porto e Lisboa. Haverá ainda 14 filmes disponível na plataforma de streaming Filmin.

Mais informações sobre o festival em https://site.fest.pt/pt.

Sem comentários: