segunda-feira, 13 de setembro de 2021

MOTELx 2021: Vencedores

A 15.ª edição do MOTELx termina termina esta Segunda-feira, dia 13 de Setembro, e já são conhecidos os filmes vencedores de 2021. O Nosso Reino, de Luís Costa, conquistou os prémios para Melhor Curta de Terror Portuguesa e Melhor Curta Europeia. Nas longas, The Feast, de Lee Haven Jones, foi o filme vencedor da sua competição.

O Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’argent, e o Méliès d'argent Melhor Curta Europeia 2021 distinguiram o mesmo filme: O Nosso Reino, de Luís Costa. O júri, composto pela actriz Sónia Balacó, pelo produtor Josh Waller e Emily Gotto, vice-presidente de aquisições e co-produções globais da plataforma streaming Shudder, destacou a qualidade dos filmes em competição mas acabou por decidir-se por apenas um vencedor salientando "a sua cinematografia etérea e a escrita e realização que revelam confiança e graciosidade, no que é uma viagem às sombras da infância e aos primeiros encontros com a morte."

Na competição internacional, foi ainda atribuída uma Menção Especial a The Thing That Ate The Birds, de Sophie Mair e Dan Gitsham.

O Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’argent 2021 foi para The Feast, de Lee Haven Jones. O júri, composto pela actriz e realizadora Ana Moreira, a artista plástica Adriana Molder e o realizador Diego López-Fernández, destacou que este é um "filme que nos prende desde o início através de uma imagem impactante, destacando-se o domínio do tempo pelo realizador, que constrói através da música uma composição envolvente e precisa".

Houve ainda espaço para uma Menção Especial a Um Fio de Baba Escarlate, de Carlos Conceição, "pela sua aposta autoral na execução: filmada sem diálogos, em formato 4:3 e reconstruído o género slasher com base nas redes sociais".

Mais informações sobre o festival em www.motelx.org.

Sem comentários: