25-abril-billboard

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Porto/Post/Doc 2021: Theo Anthony em foco e Basir Mahmood com sessão especial

O Festival Porto/Post/Doc 2021 anunciou um foco na filmografia de Theo Anthony e uma sessão especial com obras de Basir Mahmood.

All Light, Everywhere, filme-ensaio sobre a videovigilância e a utilização de câmaras pelas forças policiais nos EUA, fez destacar o jovem cineasta Theo Anthony. A sua estreia na longa-metragem aconteceu em 2016, com Rat Film, sobre "os problemas raciais, de urbanismo, de influência estatal na segregação e as condições de vida de certas camadas da população mais pobres e racializadas de Baltimore". Foi, contudo, com a curta-metragem Subject to Review, "uma encomenda do canal televisivo de desporto ESPN, que Anthony se afirmaria enquanto autor". O filme, supostamente dedicado à utilização do sistema “olho de falcão” nos jogos profissionais de Ténis, revelava-se uma parábola sobre os limites da percepção da realidade e da justiça. O foco que o Porto/Post/Doc lhe dedica irá exibir: All Light, Everywhere (2021), Chop My Money (2014), Peace In The Absence Of War (2015), Rat Film (2016) e Subject To Review (2019). Theo Anthony estará no Porto para apresentar a retrospectiva. 

Espaço de Cinema Para o Ar Entrar e Circular é este o nome da sessão especial de 70 minutos, dedicada à obra do artista paquistanês Basir Mahmood. Uma selecção de seis trabalhos entre a videoarte e o cinema, que trabalham sobre o limites da percepção da realidade e revelam as recorrências e obsessões do realizador. Ainda presente na obra de Mahmood está "o subtexto político, tanto no choque cultural entre ocidente e oriente, como no papel da farsa na dramaturgia eleitoral ou o papel dominante da masculinidade e a violência de género que lhe está associada", a que se junta também "a sua relação com a história do cinema do seu país, e as ruínas de Lollywood (como é chamada a indústria de cinema do Paquistão, que nos anos 1970 foi a quarta maior do mundo, e hoje está reduzida a subprodutos televisivos)".

O Porto/Post/Doc realiza-se de 20 a 30 de Novembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Haverá ainda uma extensão ao online, onde será possível visualizar grande parte dos filmes seleccionados. 

Mais informações em http://portopostdoc.com/.


FOCO THEO ANTHONY

All Light, Everywhere, Theo Anthony, DOC, 2021, EUA, 109'

Chop My Money, Theo Anthony, DOC, 2014, Congo, 13'

Peace In The Absence Of War, Theo Anthony, DOC, 2015, EUA, 5'

Rat Film, Theo Anthony, DOC, 2016, EUA, 83'

Subject To Review, Theo Anthony, DOC, 2019, EUA, 37'

 

BASIR MAHMOOD

Espaço de Cinema Para o Ar Entrar e Circular

All Voices Are Mine, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2018, Paquistão, 20'

Death, At Least Once, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2020, 10'

Manmade, Basir Mahmood, DOC/EXP, 2010, 13'

Power Between Weak, Basir Mahmood, DOC, EXP, 2015, 4'

Sunsets, Everyday, Basir Mahmood, FIC, 2020, Itália, 15'

Thank You For Coming, Basir Mahmood, DOC, EXP, 2013, 7'

Sem comentários: