25-abril-billboard

sábado, 2 de outubro de 2021

CineEco 2021: 'I am Greta' e 'La Croisade' em antestreia nacional e outros destaques

O CineEco 2021 - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou dois filmes fora de competição em antestreia nacional: I am Greta e La Croisade.

I Am Greta, de Nathan Grossman, tem estreia marcada para 13 de Outubro, às 21h30, na Casa Municipal da Cultura em Seia. O realizador acompanha a jovem activista Greta Thunberg, desde o início da greve escolar em 2018, antes mesmo da explosão mediática actual, até Setembro de 2019, durante a travessia do Atlântico num veleiro que a levou à sede das Nações Unidas. 

La Croisade, de Louis Garrel, será exibido a 16 de Outubro, pelas 21h30, após o anúncio dos vencedores do CineEco 2021. O filme retrata a história de Abel (Louis Garrel) e Marianne (Laetitia Casta), um casal que descobre que o filho de 13 anos vende secretamente bens preciosos para financiar um projeto ambiental.

Fora de Competição estarão ainda O Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda e gelada, de Carla Varanda e Mário Lisboa - uma viagem pela maior massa gelada de água doce existente no mundo, na Rússia -, a abrir o festival, no dia 9 de Outubro; e o documentário de Inês Gil, Curtir a Pele - retrato de uma fábrica de curtume de pele na Beira Alta -, exibido a 15 de Outubro.

Mário Lisboa fotografou o lago Baikal, viajando cerca de 300 quilómetros ao longo da superfície gelada, com temperaturas entre -15º C e -30º C, e o seu trabalho resulta na mostra que estará patente nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, de 9 de Outubro a 30 de Novembro.

A 27.ª edição do evento conta, pela primeira vez, com a exibição em simultâneo dos documentários Une Fois que tu Sais, de Emmanuel Cappellin, Ophir, de Alexandre Berman, e Arica, de Lars Edman e William Johansson, no FIC.A, Festival Internacional de Ciência, em Oeiras, que acontece no Palácio do Marquês do Pombal, entre os dias 12 e 17 de Outubro.

O CineEco 2021 acontece de 9 a 16 de Outubro. Mais informações em https://www.cineeco.pt/.

Sem comentários: