oportunidades-billboard

sábado, 13 de novembro de 2021

Ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano: 30 de Novembro a 8 de Dezembro no Cinema São Jorge

O ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano decorre de 30 de Novembro a 8 de Dezembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Serão 22 filmes independentes, produzidos entre 2006 e 2020, com exibição inédita nas salas portuguesas. Para a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o objectivo do ciclo é destacar "filmes americanos independentes e preencher algumas lacunas em termos de exibição destes filmes em Portugal"

O ciclo começa a 30 de Novembro com Tiny Furniture, de Lena Dunham, realizadora, produtora e actriz, autora da série Girls, da HBO. A sessão de encerramento acontece a 8 de Dezembro, com The Rider, de Chloé Zhao, o filme imediatamente anterior a Nomadland

O ciclo Outsiders apresenta ainda primeiras obras e outros filmes de destaque de realizadores como Robert Greene, Rick Alverson, Eliza Hittman, Amy Seimetz, Khalik Allah, James N. Kienitz Wilkins. A estes, juntam-se cineastas inéditos em Portugal, como Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e os irmãos Bill e Turner Ross.

Haverá ainda espaço para a projecção de uma série de curtas-metragens dos irmãos Safdie, escolhidas pelos realizadores propositadamente para o Outsiders, e de dois filmes de Joe Swanberg (Nights and Weekends, coassinado por Greta Gerwig, é um deles). Swanberg virá a Lisboa apresentar as sessões.

O Outsiders – Cinema Independente Americano tem a sua primeira edição em Lisboa e seguirá para a ilha Terceira, nos Açores, entre Março e Abril de 2022.

Mais informações sobre o ciclo em https://www.flad.pt/outsiders/.

Sem comentários: