25-abril-billboard

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Estreias da Semana #508

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses 13 novos filmes. A Viagem de Pedro e Vortex são duas das estreias.

A Cordilheira dos Sonhos (2019)
La cordillera de los sueños
No Chile, quando o sol nasce, tem de subir colinas e montes até atingir o topo da Cordilheira dos Andes. No Chile, a cordilheira é tudo. Mas para os cidadãos chilenos, é um território desconhecido. Depois de ter ido para norte, em Nostalgia da Luz, e para sul em O Botão de Nácar, Guzmán quis filmar de perto esta imensa coluna vertebral para explorar os seus mistérios, revelando poderosas informações da história do passado e do presente chileno.

A Memória de Um Assassino (2022)
Memory
Alex Lewis (Liam Neeson) é um experiente assassino conhecido pela descrição. Quando recusa completar uma missão a mando de uma organização criminosa, transforma-se num alvo e tem de perseguir aqueles que o querem matar. Os agentes do FBI, Vincent Serra (Guy Pearce) e Linda Amistead (Taj Atwal), e o agente dos serviços secretos mexicanos, Hugo Marques (Harold Torres), são chamados para investigar o rasto de corpos deixados por Alex. Tanto o FBI como o Sindicato do Crime seguem de perto o rasto do assassino, mas Alex tem as competências necessárias para estar sempre um passo à frente, excepto numa coisa: começa a sofrer de graves perdas de memória, que afectam os seus passos e tornam o seu objectivo cada vez mais difícil de cumprir. Perante isto, Alex é forçado a questionar as suas acções e em quem deve confiar.

A Odisseia dos Tontos (2019)
La odisea de los giles
Um grupo de moradores de uma aldeia perto de Buenos Aires decide depositar todas as suas economias num banco para criar uma cooperativa agrícola que, crêem eles, mudará o seu destino. Vítimas de um advogado e de um banqueiro corruptos, acabam por perder todo o dinheiro. Liderados por Perlassi (Ricardo Darín), uma lenda do futebol local, os nove incautos farão justiça pelas próprias mãos, numa noite que se tornará a mais lendária das suas vidas.

A Viagem de Pedro (2021)
Em 1831, D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, criados e escravos, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas a doença e o medo da morte lançam-no numa espiral de delírios. Revive diversos momentos da sua vida, a infância, o casamento com Leopoldina, o romance com Domitila de Castro e imagina discussões com o irmão. Partindo de uma lacuna nos relatos históricos, Laís Bodanzky imagina esta viagem num ousado exercício de encenação histórica.

Ainbo: Espírito da Amazónia (2021)
Ainbo: Spirit of the Amazon
A épica viagem de uma jovem heroína e dos seus Guias Espirituais, Dillo um tatu engraçado e bem-humorado, e Vaca uma anta gigantesca e pateta, que embarcam numa jornada a fim de salvarem a sua casa na floresta amazónica.

Delicioso (2021)
Délicieux
França, 1789, pouco antes da Revolução. O prestígio de uma casa nobre depende também da qualidade da sua mesa e a gastronomia continua a ser uma prerrogativa dos aristocratas. Pierre Manceron, ousado mas orgulhoso cozinheiro, é dispensado pelo Duque de Chamfort, e perde o gosto pela cozinha. Regressado à sua casa de campo, o encontro com a misteriosa Louise, que deseja aprender a arte culinária ao seu lado, devolve-lhe a autoconfiança e impele-o a emancipar-se da condição de servo para empreender a sua própria revolução. Ambos alimentam um desejo de vingança contra o Duque e inventam um lugar de prazer e partilha aberto a todos: o primeiro restaurante. Uma ideia que lhes valerá clientes... e inimigos.

Eiffel (2021)
Após terminar o seu trabalho na Estátua da Liberdade, Gustave Eiffel estava no auge da carreira. O governo francês pede-lhe que crie algo espectacular para a Exposição Universal de 1889, em Paris. Eiffel prefere concentrar-se no projecto do metropolitano. Tudo muda quando reencontra um antigo amor de infância e a relação proibida o inspira a mudar para sempre a linha do horizonte de Paris.

Jujutsu Kaisen 0 (2021)
Gekijouban Jujutsu Kaisen 0
Yuta Okkotsu é um nervoso estudante do ensino secundário que sofre de um problema grave - é assombrado pela sua amiga de infância Rika que não o deixa em paz. Como Rika não é uma maldição vulgar, a situação é notada por Satoru Gojo, professor no Colégio Jujutsu em Tóquio, uma escola onde exorcistas aprendem a combater maldições. Gojo convence Yuta a inscrever-se, mas poderá ele aprender o suficiente a tempo de enfrentar a maldição que o assombra?

Meu Filho (2021)
My Son
Enquanto conduz no coração das Terras Altas da Escócia, Edmond Murray recebe uma chamada da ex-mulher, em lágrimas. O seu filho de sete anos desapareceu de um acampamento. Torna-se claro que a criança foi raptada e os pais cedem ao desespero.

O Rei dos Belgas (2016)
King of the Belgians
Desesperado por voltar a casa depois de uma visita de estado a Istambul, quando o seu país vive a sua pior crise política de sempre, mas na impossibilidade de apanhar um voo devido a uma tempestade solar, o Rei dos Belgas encontra-se no meio de uma viagem de carro tumultuosa através dos Balcãs. 

Paris 13 (2021)
Les Olympiades
Paris, 13.º Arrondissement. Emilie, uma jovem que salta de trabalho em trabalho, precisa de um inquilino para dividir casa e conhece Camille, professor e doutorando, com quem inicia uma relação casual. Por sua vez, Camille sente-se atraído por Nora, colega de trabalho que desiste de acabar o curso após ser confundida com Amber, uma conhecida camgirl com quem irá desenvolver uma forte ligação. Amigos, às vezes amantes e muitas vezes ambos, estes jovens redefinem a noção de amor moderno.

Sentimental (2020)
Julio e Ana estão juntos há mais de 15 anos. Tornaram-se um casal que já não se olha nem toca e que faz da luta diária a essência da sua relação. Esta noite, Ana convidou os seus vizinhos de cima, Salva e Laura, um casal mais novo, amigável, mas cujos ruídos são agora um aborrecimento para Julio e Ana... ou talvez um estímulo? Os vizinhos de cima farão uma proposta invulgar e surpreendente que transformará a noite numa experiência exagerada e catártica para todos.

Vortex (2022)
Os derradeiros dias de um casal que sofre de demência.

Sem comentários: