O FICLA - Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve 2022 revelou o programa do Ciclo Corpos - I am rooted, but I flow, dedicado ao corpo feminino.
Fish Tank, Andrea Arnold |
Este ciclo temático apresentará uma selecção de 11 filmes de realizadoras como Agnès Varda, Chantal Akerman, Céline Sciamma, Lynne Ramsay, entre outras. A maioria dos filmes do ciclo será exibida ao ar livre nos claustros do Museu Municipal de Faro. Trata-se de "uma selecção que parte da noção central da experiência, no sentido do lugar de enunciação destas realizadoras num certo período de tempo, e que quer ser um lugar para o surgimento de um novo leque de questões sobre o lugar primário que o corpo ocupa, enquanto espaço de inscrições sociais, políticas, culturais e geográficas", explica o festival em comunicado.
Integrados neste programa estão ainda as apresentações dos espetáculos MB#6 2008 e 2018 de M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville, assim como a apresentação do livro O Pessoal é Político, de Maria Gil e M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville.
O FICLA acontece de 2 a 11 de Junho em Faro, com uma vasta programação de cinema, conversas, masterclasses e outras iniciativas que fazem a relação entre a escrita e a sétima arte. Mais informações em www.ficla.pt.
PROGRAMA CORPOS - I AM ROOTED, BUT I FLOW
Fat Girl, Catherine Breillat [2001]
Fish Tank, Andrea Arnold [2009]
Girlhood, Céline Sciamma [2014]
Letters Home, Chantal Akerman [1986]
Morvern Callar, Lynne Ramsay [2002]
Mrs Dalloway, Marlen Gorris [1998]
My Little Princess, Eva Ionesco [2011]
One Sings, the Other Doesn't, Agnès Varda [1977]
Orlando, Sally Porter [1992]
Rebel Dykes, Harri Shanahan e Siân A. Williams [2021]
White Material, Claire Denis [2010]
Sem comentários:
Enviar um comentário