oportunidades-billboard

domingo, 26 de junho de 2022

Curtas Vila do Conde 2022 com programa fechado

 A 30.ª edição do Curtas Vila do Conde já tem programação fechada. O festival acontece entre os dias 9 e 17 de Julho.

The Potemkinists, Radu Jude

Na Competição Internacional, destaque para os novos filmes de Radu Jude, Antonin Peretjatko, Hlynur Pálmason, Yann Gonzalez e Tsai Ming-liang. Fora de competição, encontram-se estreias nacionais da secção Da Curta à Longa como Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues, O Joelho de Ahed, de Nadav Lapid, e Saudade do Futuro, de Anna Azevedo Gomes. Os três realizadores estarão em Vila do Conde para apresentarem as sessões e conversarem com o público. 

Em foco, na secção New Voices, estará a realizadora francesa Céline Devaux, num programa que integra, entre outros, Toda a Gente Gosta de Jeanne, uma coprodução portuguesa que estreou na última edição do Festival de Cannes, rodada em Lisboa. 

Fogo Fátuo, João Pedro Rodrigues

Radu Jude vai marcar presença em Vila do Conde para apresentar The Potemkinists, "uma comédia sobre a arte, a memória e a força da resistência". Já Tsai Ming-Liang traz ao Curtas 2022, The Night, "retrato sobre o ritmo, a beleza e as mudanças da cidade de Hong Kong". Em Hideous, de Yann Gonzalez, acompanha "a estrela pop Oliver Sim (membro dos The XX) enquanto uma entrevista num talk show se transforma numa viagem surreal de amor, vergonha e massacre". Por outro lado, o islandês Hlynur Pálmason filma Nest, "uma história onde três irmãos constroem juntos uma casa na árvore durante um ano". Em Yellow SaturdayAntonin Peretjatko regista "dois anos de Coletes Amarelos vistos pelos olhos de um homem com a mesma idade de Emmanuel Macron"

Na Competição Nacional, destaque as estreias nacionais de Aos Dezasseis, de Carlos Lobo; Ice Merchants, de João Gonzalez; Garrano, de David Doutel e Vasco SáSkola di Tarafe, de Sónia Vaz Borges e Filipa César, See You Later Space Island, de Alice dos Reis. Em estreia mundial, o Curtas passará O Casaco Rosa, de Mónica Santos, O Teu Peso em Ouro, de Sandro Aguilar, , de Margarida Vila-Nova, Saturno, de Luís Costa e André Guiomar; Uma Rapariga Imaterial, de André Godinho, As Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet, Heitor sem Nome, de Vasco Saltão, Raticida, de João Niza Ribeiro, e Segunda Pessoa, de Rita Barbosa

Ice Merchants, João Gonzalez

Fora de competição, o Curtas Vila do Conde vai exibir O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, Azul, de Ágata Pinto, Tornar-se Um Homem na Idade Média, de Pedro Neves Marques, By Flávio, de Pedro Cabeleira, e Catraias, de Tânia Dinis

A Competição Experimental apresentará 19 obras em estreia nacional, entre as quais When There Is No More Music To Write, And Other Roman Stories, de Eric Baudelaire, e A Human Certainty, de Morgan Quaintance

À 30.ª edição do Curtas regressam o programa especial desenvolvido para jovens e público familiar (Curtinhas e My Generation), a competição Take One!, dedicada a filmes de escola, e ainda uma selecção de curtas proposta pela European Film Academy. Ao programa Stereo, junta-se a exibição de Da Weasel: Agora e Para Sempre, documentário sobre a história e percurso da banda portuguesa. 

Destaque ainda para Curtas 30 Anos, Exposição Documental, que leva o público numa "viagem pela história e evolução do Curtas, através de um conjunto de folhetos, cartazes, catálogos, livros e outras publicações que marcaram estes últimos 30 anos".

O programa completo da 30.ª edição do Curtas de Vila do Conde pode ser consultado em www.curtas.pt.

Sem comentários: