quinta-feira, 30 de junho de 2022

Estreias da Semana #515

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses sete novos filmes. Há ainda um destaque no streaming.


A Lei de Teerão (2019)

Metri Shesh Va Nim / Just 6.5

No Irão, a posse de drogas ilegais significa a pena de morte, independentemente da quantidade. Nestas condições, os traficantes não têm escrúpulos em jogar grande e a venda de crack explodiu. Mais de seis milhões de pessoas foram apanhadas no vício. Samad, polícia na brigada de narcóticos em Teerão, procura Nasser Khakzad, um barão de droga local. Após muitas tentativas, consegue localizá-lo na sequência de uma tentativa de suicídio falhada. Enquanto Nasser atravessa os procedimentos legais que o levarão à pena de morte, Samad apercebe-se das condições sociais e das instituições corruptas que forçaram Nasser a uma vida criminosa. Todas as detenções e as execuções começam a apresentar-se como algo inútil e sem impacto.


Entre Ilhas (2022)

Resultado de uma investigação conduzida pela realizadora e antropóloga Amaya Sumpsi durante cinco anos, o filme percorre o arquipélago dos Açores à procura das memórias de uma época em que só os barcos ligavam estas ilhas ao mundo. Com foco no transporte marítimo de passageiros, o filme recolhe histórias dos antigos iates e das lanchas do Pico, dos paquetes Carvalho Araújo, Lima, Arnel, Cedros e Ponta Delgada, hoje substituídos por ligações aéreas, ou por rápidos e modernos ferries. No seu périplo, a cineasta encontra velhas histórias de mar, folhas de diários perdidos e fotografias antigas, histórias de comandantes e contramestres, de pianos nos salões da primeira classe, do gado que viajava junto à terceira classe. Histórias de caixeiros viajantes, militares, de muitos estudantes, alguns namoros, de enjoos e nascimentos a bordo, de tempestades e de um medo terrível da morte.


Homens à Beira de Um Ataque de Nervos (2022)

Hommes au bord de la crise de nerfs

Sete homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 70 anos, que nada têm em comum excepto um colapso nervoso, vêem-se envolvidos num programa de terapia de grupo num local remoto. Este misterioso curso, "exclusivamente para homens", é suposto fazer milagres. A primeira surpresa à chegada: a terapeuta é uma mulher. Imprevisível e confusa, tudo fará para os ajudar, quer eles queiram, quer não.


Ilha dos Pássaros (2019)

L'Île aux oiseaux

Após um longo período de isolamento, Antonin, um jovem que sofre de exaustão persistente, redescobre o mundo num centro de reabilitação para pássaros. Neste estranho lugar, pássaros feridos e almas perdidas coabitam, embalados pelo som omnipresente dos aviões. Um misto de "documentário zoológico" e retrato ficcional, passado num santuário de aves em Genebra.


Mínimos 2: A Ascensão de Gru (2022)

Minions: The Rise of Gru

Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano de forma a tornar-se suficientemente mau para se juntar a eles, com o apoio dos seus seguidores, os Minions.


Perguntem à Lua (2021)

Selini, 66 erotiseis / Moon, 66 Questions

Após anos de distância, Artemis regressa a Atenas devido ao frágil estado de saúde do pai. Ao descobrir um segredo há muito escondido, começa a compreender o pai de uma nova maneira e passa a amá-lo verdadeiramente pela primeira vez.


Perseguição (2022)

Last Seen Alive

Will Spann está prestes a separar-se da sua mulher Lisa. No dia em que está a conduzi-la a casa dos pais, Lisa desaparece sem deixar rasto durante uma paragem numa bomba de gasolina. A busca desesperada para a encontrar leva-o por um caminho sombrio - um caminho que o obriga a fugir das autoridades e a tomar a lei nas próprias mãos.


Disney +

Estreia a 1 de Julho:

Princesa: Em Defesa do Trono (2022)

The Princess

Uma princesa bela e forte recusa casar com o sociopata cruel de quem está noiva e por quem é raptada e trancada numa torre remota. Com um pretendente desprezado e vingativo decidido a tomar o trono do seu pai, a princesa tem de proteger a família e salvar o reino, custe o que custar.

Sem comentários: