oportunidades-billboard

sábado, 18 de junho de 2022

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema: 'Lullaby' a abrir, 'Sundown' a fechar; Gaspar Noé em Espinho e outras novidades

A comemorar a maioridade na sua 18.ª edição, o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema revelou os principais destaques da programação e convidados deste ano. O festival acontece de 20 a 27 de Junho em Espinho, no Centro Multimeios, no Casino Espinho e no espaço fora de portas FESTival Village.

A sessão de abertura do FEST 2022 conta com Lullaby, de Alauda Ruiz de Azúa, e a encerrar estará Sundown, de Michel Franco, com Tim Roth e Charlotte Gainsbourg no elenco.

Entre os convidados para o FEST PRO, a vertente profissional do evento, destaque para a presença do realizador argentino Gaspar Noé, e do britânico Gary Brown, supervisor de VFX (efeitos visuais) em filmes como Paddington ou Baby Driver (presente no dia dedicado aos efeitos visuais). 

Para realçar a importância do som na experiência cinematográfica, o FEST preparou o Sound and Music Hub, que vai levar alguns dos maiores nomes do som no cinema à Academia de Música de Espinho, nos dias 24 e 25 de Junho. Entre os presentes estará Will Files, supervisor de som, designer de som e misturador de regravação, responsável por The Batman (2022) e pela série Stranger Things. Para hipótese de internacionalização de actores portugueses, marcará presença no FEST Caprice Crawford, fundadora e CEO da Crawford Talents, uma agência internacional situada em Berlim, que já representou actores como Orlando Bloom ou Burt Reynolds.

A secção Flavours of the World coloca a Tunísia em destaque, "por se ter tornado numa referência no Norte de África como nação pioneira da Primavera Árabe", bem como "numa das cenas cinematográficas visionárias da região". Em foco na programação do FEST 2022 está ainda a Ucrânia, representada na secção Be Kind Rewind, focada numa extensão do Festival de Odesa, como já tinha sido anunciado anteriormente.

Também as escolas de cinema pelo mundo têm presença no festiva, com seis programas de curtas, o NEXXT 2022. A selecção inclui trabalhos de instituições como a La Femis, a Film Akademie Wien ou a FAMU, entre outras. 

Regressa ainda o FESTinha, para crianças e adolescentes, e as sessões de cinema ao ar livre no FESTival Village com um programa que reflete o tema do ano: O Amor. A selecção de filmes está repleta de visões do amor muito distintas, de Wim Wenders a Christian Petzold, passando por algumas curtas de comédia provocadoras.

Ainda há espaço para a secção ECOS, que pretende descobrir novos discursos cinematográficos, bem como os novos trabalhos de autores seleccionados em edições anteriores como Andreas Kessler a Mansour Forouzesh ou Susana Ramalho Marques.

Mais informações sobre o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema em https://site.fest.pt/pt.

Sem comentários: