25-abril-billboard

sábado, 18 de junho de 2022

Marie Losier apresenta exposição e terá uma selecção de filmes no Curtas Vila do Conde

A convite do Curtas Vila do Conde, Marie Losier desenvolveu a exposição Excesso Chamalo, em parceria com David Legrand, que estará patente na Solar - Galeria de Arte Cinemática, entre 9 de Julho e 4 de Setembro. Em paralelo, o Curtas vai exibir uma selecção de filmes da realizadora, bem como um programa de filmes escolhidos por Losier, que marcaram o seu percurso artístico.

A viver em Nova Iorque nos últimos 20 anos, Marie Losier é uma cineasta e curadora francesa conhecida, principalmente, pelos trabalhos filmográficos em torno de músicos, artistas e cineastas avant-garde, como Guy Maddin, Tony Conrad, Alan Veg e Genesis Breyer P-Orridge. Os seus documentários "parecem querer subverter as regras convencionais do género. Em plena era do digital, Marie Losier é uma cineasta comprometida com o analógico e com uma vontade, fora do vulgar, de criar arte em relação com os outros".

A Carte Blanche a Marie Losier integra obras que descobriu no The Anthology Film Archives, fundado por Jonas Mekas, Stan Brakhage, Jerome Hill e Peter Kubelka. "Filmes que, segundo Losier, são exemplos vivos e poéticos de uma certa liberdade de filmar, experimentar e brincar com os formatos convencionais". A selecção integra obras de Pola Chapelle, J. J. Murphy, George Kuchar, Tony Conrad, entre outros, e serão exibidas na sala 2 do Teatro Municipal de Vila do Conde, 

A exposição Excesso Chamalo inaugura no dia 9 de Julho, pelas 18h30, estando prevista a realização de uma visita guiada com a artista e David Legrand no dia 13 de Julho, pelas 16h30. O programa paralelo da exposição inclui ainda a performance interactiva de rua La Galerie du Cartable, da autoria de Legrand, a ter lugar às 21h15 de dia 13, assim como uma conversa entre Marie Losier, João Pedro Rodrigues e Sandro Aguilar a ter lugar no dia 14 de Julho, às 14h30, na Sala 2 do Teatro Municipal de Vila do Conde.

Este programa foi desenvolvido no âmbito da Temporada Portugal-França 2022. Mais informação sobre o festival em https://festival.curtas.pt/.

PROGRAMAÇÃO CARTE BLANCHE MARIE LOSIER & DAVID LEGRAND

A Divided World, Arne Sucksdorf

A Mater of Baobab, Pola Chapelle

Black Cabinet, Christne Rebet

Evil of Dracula, Martha Colburn

Felix in Wonderland, Marie Losier

Hold me While I'm Naked, George Kuchar

Litany of Happy People, Karpo Godina

One Day, Séverine Hubard

Rock'n roll — In Loving Memory, François Reichenbach

Science Ficton, J. J. Murphy

Sex Without Glasses, Ross McLaren

Song for Rent, Jack Smith

Taxidermisez-moi, Marie Losier

The Musicians, Mikhaïl Kobakhidzé

The Ontological Cowboy, Marie Losier

The Touch Retouched, Marie Losier

The White Rose, Bruce Conner

Tony Conrand, DreaMinimalist, Marie Losier

Tony's Oscular Pets, Tony Conrad

Sem comentários: